O Hemocentro de Belo Horizonte promoveu hoje, nesta terça-feira (30), uma confraternização entre as escolas participantes da gincana ‘Doador do Futuro’, que ocorreu entre escolas públicas e privadas da capital que aconteceu no período de 1º a 27 de outubro. No evento estiveram presente cerca de cem pessoas, entre alunos e professores.

 

Na categoria ‘mais envio de candidatos à doação de sangue’ a Escola Estadual Augusto de Lima, de Nova Lima, foi a vencedora, levando ao hemocentro 236 doadores; e pela ‘criatividade na divulgação’, o SENAC; ambas receberam um troféu como forma de agradecimento.

A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, participou da entrega dos troféus e  aprovou a gincana. “A ideia é muito boa. A gincana exerce um papel importante entre os jovens, pois os tornam mais altruístas, e gincana é algo que eles gostam, e isso contribui para que o objetivo da conscientização da doação de sangue seja alcançado”.

Hellen Dupim, chefe do setor de captação do Hemocentro de Belo Horizonte, ficou surpresa com o resultado da gincana, segundo ela a ideia era algo pequeno, mas se transformou em algo muito maior. “Estou muito impressionada com o rumo que as coisas tomaram. Uma ideia pequena que se transformou em algo tão grandioso. Fico emocionada em ver o empenho das escolas e saber que os alunos contribuíram não pela competição, mas sim pela solidariedade e ajuda ao próximo”.

Lizandra Lana, professora responsável pela gincana na escola vencedora, E.E. Augusto de Lima mostra o porquê que a escola esteve tão atuante na gincana. “Na filosofia da escola tomamos como base o lado humano. A formação dos nossos alunos é baseada em valores que contribuem para o crescimento deles como pessoa. A gincana reforça tudo o que ensinamos. É gratificante ver que eles participaram não pela competição, mas pela importância que a doação de sangue tem”.

O professor Glauco Parreiras, do SENAC, também vencedora da gincana, falou sobre a participação no projeto. “Foi uma satisfação participar desse projeto. Tive um caso próximo a mim, que me fez conhecer o trabalho da hemominas. Eu abracei essa causa junto com os alunos que entenderam o verdadeiro sentido da gincana: uma luta pela vida”.

A estudante Nayara Geremias da Escola Estadual Augusto de Lima, disse que “participar da gincana foi muito bom, pois pode ajudar tanto na conscientização, quanto na captação de novos doadores”, afirmou.

Fernanda Andrade, aluna da escola profissionalizante SENAC, diz que gostou de participar desse projeto e através dele pode entender a importância da doação de sangue. “Foi ótimo participar da gincana, porque nós jovens não conhecemos direito a importância da doação de sangue e com a gincana pudemos entender. Alguns não puderam doar, mas levaram seus pais, o que ajudou muito”.

A iniciativa faz parte das comemorações dos 25 anos do Programa Doador do Futuro da Fundação e tem o objetivo de contribuir para a fidelização e desmistificação sobre o processo de doação de sangue, possibilitando ampliar as perspectivas de captar, fidelizar e multiplicar doadores.

Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.

Para os jovens, principalmente, o hotsite www.projetonaveia.com.br promove interatividade e participação também na divulgação da doação. Acesse e conheça o Projeto na Veia.

Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais  no Flickr.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar