Começou hoje (18/09), em Belo Horizonte, o “Simpósio de Hemoterapia no contexto de urgências e emergências”, promovido pela Fundação Hemominas e pelo Hospital João XXIII, que faz parte da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Fhemig.

A solenidade de abertura contou com as presenças do presidente da Fhemig, Antônio Carlos de Barros Martins; da presidente da Hemominas, Júnia Guimarães Cioffi; do diretor do Hospital João XXIII, Antônio José Penido; da gerente assistencial do hospital, Vânia Lúcia Tanure; do coordenador do Hemocentro de Belo Horizonte, Marcelo Fróes Assunção; do diretor Técnico-Científico da Hemominas, Fernando Valadares Basques; e da responsável pela Agência Transfusional do Hospital João XXIII, Laís Helena Brasil Marzano.

Segundo o diretor do Hospital João XXIII, Antônio José Penido, a parceria entre o Hospital e a Fundação Hemominas só tem gerado benefícios aos pacientes. Antônio Carlos de Barros Martins, presidente da Fhemig, também torce para que o trabalho conjunto das instituições perdure por muitos anos. Júnia Cioffi, presidente da Hemominas, concordou. “O João XXIII é referência no atendimento de urgências e emergências. Através dessa parceria, conseguimos aprimorar as boas práticas no serviço de hemoterapia, atendendo a legislação e auxiliando na qualidade da assistência dos pacientes”, declarou.

A primeira palestra do simpósio foi feita pelo diretor Técnico-Científico da Hemominas, Fernando Valadares Basques. Com o tema “Plano de Catástrofe para o atendimento hemoterápico em grandes eventos”, o diretor explicou as estratégias e os procedimentos usados para a construção de um plano eficiente frente a situações de desastre ou catástrofe. “No caso da Fundação, o foco do plano foi o possível aumento da demanda transfusional e durante a Copa das Confederações, por exemplo, conseguimos que as nossas unidades atingissem as metas estabelecidas”, explicou.

O evento, que segue até a próxima sexta-feira, ainda abordará temas como imunohematologia, uso racional dos hemocomponentes, segurança transfusional e controle de qualidade; todos com foco no atendimento de urgências e emergências.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar