Iniciou-se hoje, em Uberlândia, o VII Simpósio de Transfusão Sanguínea do Triângulo Norte. O evento visa disseminar informações na área de hemoterapia e promover a atualização, normatização e alinhamento das atividades, reforçando a segurança transfusional e o uso racional do sangue.

 

A abertura do simpósio contou com as presenças da presidente da Fundação Hemominas, Júnia Guimarães Cioffi; do secretário municipal de saúde de Uberlândia, Almir Fernando Loureiro Fontes; do coordenador do Hemocentro Regional de Uberlândia, Paulo Henrique Ribeiro de Paiva; da coordenadora do Hemonúcleo de Ituitutaba, Fábia Lima Macedo; do diretor técnico-científico da Hemominas, Fernando Basques; e da representante da S

O secretário municipal de saúde de Uberlândia, Almir Loureiro, falou sobre a parceria do município com a Hemominas e da importância em discutir o tema. “Fico satisfeito em ver o interesse de tantos profissionais da saúde no assunto. Tenho certeza que este evento trará muitos benefícios para nossa região”, disse.

Júnia Cioffi, presidente da Hemominas, também fez a primeira palestra do simpósio, com o tema “Qualidade em hemoterapia”. Segundo Júnia, a qualidade é atualmente uma das maiores estratégias das empresas para se manterem no mercado. “Para isso, enfatizo a importância dos treinamentos, da uperintendência Regional de Saúde, Nathaly Magalhães Cardoso.padronização das rotinas e dos registros”. Júnia também lembrou que todas as etapas são importantes para que os pacientes que necessitam da transfusão do sangue a recebam com qualidade. “Não adianta fazermos bem as etapas de captação, triagem, coleta e fracionamento e deixarmos de nos preocupar com o armazenamento e o transporte adequados nas unidades que farão a distribuição do sangue. A qualidade deve seguir o produto até o destino final”, salienta.

Nesta edição, serão enfatizados seis grandes temas dentro da transfusão sanguínea: “Urgência e Emergência”; “Transfusão em pediatria”, “Transfusão em Hemoglobinopatias”, “Segurança transfusional e hemovigilância”, “Procedimentos especiais e controle de estoque”, e “Laboratório em hemoterapia”. Os 400 participantes foram divididos em grupos que irão discutir três temas em cada dia do simpósio, que acontece até amanhã.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar