Em mais uma etapa do acordo de colaboração entre o continente africano e o Brasil, dentro do Acordo de Cooperação Técnica da Agência Brasileira de Cooperação - ABC e do Ministério da Saúde, a Fundação Hemominas recebeu, nesta semana, a visita de duas profissionais de saúde do Hemocentro de Benin.

 

As técnicas de laboratório Kawi Pélagie e Vicentia Gladis estiveram na Hemominas conhecendo os laboratórios de Imuno-hematologia e Hematologia (responsáveis pelos testes de classificação sanguínea e provas de compatibilidade entre doador e receptor do sangue). “Aprendemos algumas técnicas importantes e, além de tudo, com menor custo, que poderemos utilizar em Benin”, relata Vicentia. “É nossa primeira visita ao Brasil. Aproveitamos para conhecer como funciona a captação de doadores da Hemominas e gostamos muito. Vamos levar algumas ideias para nosso país”, afirma Kawi.

Durante a visita ao Brasil, elas também estiveram no Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico – Nupad/ UFMG, onde conheceram o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), serviço de referência do “Teste do Pezinho”, que faz o diagnóstico de várias doenças hematológicas. Além de Benin, acordos de cooperação científica e técnica para triagem neonatal e doença falciforme são desenvolvidos também com outros países africanos, como Gana e Angola.

 

Doença Falciforme

A doença falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil e atinge, principalmente, a população negra. Em Minas Gerais, a Fundação Hemominas atende cerca de seis mil pacientes com doença falciforme, sendo a maioria desses pacientes crianças e jovens que são atendidos em 11 ambulatórios da Fundação em todo o Estado. No continente africano, a incidência da doença é considerada muito alta. Em Benin, país localizado na região ocidental do continente, a incidência chega a 50% da população de 9 milhões de habitantes.  

Para informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.

Para os jovens, principalmente, o hotsite www.projetonaveia.com.br promove interatividade e participação também na divulgação da doação. Acesse e conheça o Projeto na Veia.

Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais  no Flickr 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar