A Dreminas – Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia de Belo Horizonte e Região Metropolitana organizou, no sábado (20/10), no Hemocentro de Belo Horizonte, centro da capital, várias atividades em comemoração aos seus 21 anos.  Criado especialmente para marcar a ocasião, o Prêmio João Batista “O amigo da pessoa com doença falciforme” foi entregue para cerca de 80 pessoas, entre autoridades estaduais, municipais e funcionários da Fundação Hemominas que trabalham diretamente com os pacientes.

 

Para a presidente da Dreminas, Maria Zenó Soares da Silva, o prêmio também é uma homenagem a João Batista Conceição de Paulo, paciente falciforme falecido em 2011 e que foi presidente da Dreminas.  “O prêmio é o reconhecimento àquelas pessoas que estão envolvidas ou que tratam a pessoa com doença falciforme em Minas Gerais de forma humanizada. A maioria dos premiados pertence à Fundação Hemominas e ao Cehmob-MG (Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias).

O estado de Minas Gerais possui cerca de 6.500 pacientes com doença falciforme e a Dreminas acompanha mais de 2 mil pacientes,  sempre chamando a atenção dos gestores públicos para a importância da integralidade dos serviços.

A técnica de enfermagem do ambulatório do Hemocentro de Belo Horizonte, Marlene Maria de Jesus, funcionária da Hemominas há 23 anos, foi uma das homenageadas do dia. Ela disse que o reconhecimento é mais um estímulo para a realização do trabalho. “Quero sempre fazer mais pelo paciente. Agradeço a todos pelo prêmio. Vou guardar este momento para o resto da minha vida”, falou emocionada.

“É muito importante os pacientes se organizarem. Nestes 21 anos a Dreminas evoluiu muito contribuindo para a qualidade de vida do paciente. E o João Batista sabia como reivindicar esta qualidade de vida. Receber o prêmio João Batista ‘O amigo da pessoa com doença falciforme’ indica que o nosso trabalho está no caminho certo”, afirmou a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, uma das homenageadas.

O secretário de Saúde do Município de Belo Horizonte, Marcelo Gouveia Teixeira, homenageado com o prêmio, reafirmou o compromisso da Secretaria com o tratamento integral à pessoa com doença falciforme. “Estamos comprometidos com a capacitação de toda a rede municipal na implantação dos protocolos para o atendimento à pessoa falciforme”.

Receberam também o prêmio João Batista “O amigo da pessoa com doença falciforme” a representante da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Vânia de Freitas Drumond, o diretor do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico – NUPAD, José Nelio Januario, e o presidente da Fenafal – Federação Nacional de Pessoas com Doença Falciforme, Altair dos Santos Lira.

Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais  no Flickr  

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar