A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, presidiu nesta quinta-feira (21/06) a solenidade de posse da Comissão de Ética de Enfermagem da Fundação. No evento, Júnia ressaltou a relevância dos enfermeiros nos trabalhos da Hemominas, afirmando que são cerca de 600 profissionais em um universo de 2.600 servidores, o que faz a categoria bastante representativa e enfatizou, também, o caráter de humanização e conduta ética das atividades dessa área.

 

Júnia parabenizou o trabalho das áreas envolvidas na criação da Comissão de Ética de Enfermagem. Sobre a comissão, ela destacou que “é um trabalho educativo, preventivo e às vezes punitivo”. Falou que é importante que o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN-MG) esteja junto com a Fundação neste processo e disse ainda que essa comissão e os outros comitês já existentes irão ajudar a direção da Hemominas na condução das questões pertinentes.

O evento aconteceu no auditório do Hemocentro de Belo Horizonte e contou com a participação das representantes COREN-MG, Sandra Maria Fernandes e Valéria Fátima de Alencar; do diretor Técnico-Científico da Hemominas, Fernando Basques; da procuradora Magda Valéria Bonfim; da gerente de Enfermagem, Thaís Souza Borges; e do presidente do Comitê de Ética Profissional da Fundação, Alexandre Prado, entre outros profissionais de enfermagem , que participaram da comissão eleitoral.

A Comissão de Ética de Enfermagem foi formada após eleição ocorrida em todas as unidades da Fundação no último mês de abril e atende exigência legal do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-MG). Composta por quatro profissionais, é presidida pelo enfermeiro José Wilson de Brito Sales, do Hemocentro Regional de Montes Claros, e integrada pela enfermeira Marta Magda Martins (vice-presidente), da unidade de Governador Valadares; Adão Roberto da Silva, auxiliar de enfermagem da unidade de Juiz de Fora, e Eni de Melo, auxiliar de enfermagem de Sete Lagoas.

Também integram a comissão os suplentes Marcília de Fátima Vilela Paula Fonseca, enfermeira de Juiz de Fora; Claudielena Barbosa Gimenez, enfermeira de Sete Lagoas; Lúcia Nélia Canabrava Moreira Vieira, técnica de enfermagem de Juiz de Fora e Carlos Eduardo de Oliveira, auxiliar de enfermagem de São João del-Rei.

O presidente da Comissão de Ética de Enfermagem, José Wilson de Brito Sales, agradeceu a confiança dos colegas e afirmou que é um prazer iniciar esse trabalho na Fundação Hemominas, “uma fundação confiável e respeitada por seu importante trabalho nas áreas de hematologia e hemoterapia”.

O mandato da Comissão de Ética é de dois anos, podendo se estender por mais dois anos.

Após a solenidade, a Comissão já iniciou suas atividades com um treinamento sobre as diretrizes do trabalho que será desenvolvido, ministrado pelas técnicas do COREN-MG. 

Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais  no Flickr.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar