Para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro, a Fundação Hemominas promove nesta quinta-feira (22/11), em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, solenidade oficial em homenagem aos seus doadores. O evento será realizado às 19h, no Bellagio Salão de Eventos, na avenida 17 nº 2805, bairro Platina, com a presença da presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, autoridades e parceiros regionais que contribuem para a causa da doação de sangue.

 

A Hemominas promove a homenagem desde 1991 e, a partir de 2007, iniciou-se o ciclo itinerante do evento com o objetivo de valorizar o trabalho e os doadores das 20 unidades de coleta de sangue no Estado que integram a rede Hemominas. Em 2012, o Hemonúcleo Regional de Ituiutaba foi escolhido para sediar o evento. Nesse período próximo ao dia 25, todas as unidades da rede promovem ações comemorativas alusivas à data.

Durante a solenidade oficial, receberão diplomas de homenagem 175 doadores fidelizados do Hemonúcleo de Ituiutaba, entre as categorias Azul, com 10 a 14 doações; Bronze, voluntários que realizaram de 15 a 24 doações; Prata, de 25 a 34 doações; e Ouro, de 35 a 49 doações. Também serão homenageados representando a categoria Diamante, com 50 ou mais doações, doadores dos hemocentros de Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia e Ituiutaba. Empresas e instituições parceiras da Fundação Hemominas na região serão homenageadas com o diploma de honra ao mérito.

Júnia Cioffi destaca que o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é uma data muito especial e de muita alegria para toda a Fundação Hemominas. “Todas as unidades se organizam para homenagear o doador, que é a razão de ser da Fundação. Sem o doador não é possível atender os pacientes que necessitam de sangue em todo o Estado”, enfatiza. Ela acrescenta que o Triângulo Mineiro é uma região extremamente importante em termos de complexidade da medicina e número populacional. “Estes são alguns motivos que levaram a Fundação Hemominas a ter na região quatro unidades, sendo três de coleta de sangue. Ituiutaba é uma unidade inspiradora para toda a rede Hemominas pelo trabalho que realiza com o seu doador de sangue”, ressalta. 

Hemonúcleo Ituiutaba

O Hemonúcleo  Regional de Ituiutaba, que vai sediar o evento oficial este ano, foi criado em 1991, por meio de convênio de Cooperação Mútua entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura Municipal. A unidade atende a  demanda  transfusional de 13 hospitais, em oito municípios da região (Gurinhatã, Santa Vitória, Canápolis, Capinópolis, Campina Verde, Ipiaçu, Cachoeira Dourada e Ituiutaba), cobrindo uma população de aproximadamente 150 mil habitantes. De janeiro a outubro de 2012,  recebeu mais de 4 000 candidatos a doação de sangue, média de 400 candidatos à doação de sangue/mês. Em seu ambulatório, atende pacientes com hemoglobinopatias e coagulopatias.

Apesar de não ser o maior centro polarizador do Triângulo Mineiro, Ituiutaba foi o primeiro município da região a fazer a parceria com a Hemominas. A metodologia adotada para a implantação dessa unidade serviu de modelo para as negociações da instalação de outras unidades da rede.

Para a gerente do hemonúcleo, a médica Fábia Aidar, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue “é um dia de pessoas especialíssimas, pois elas vão além de si mesmas para realizar o ato, gastam seu tempo de forma a beneficiar o outro, mesmo demandando tempo, e a Fundação Hemominas, como não poderia deixar de ser, zela pelos valores e reconhece o outro”, afirma.

 

Doar Sangue é Doar Vida

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado oficialmente em todo o país em 25 de novembro. A data foi instituída por meio do Decreto 53.988, de 30 de junho de 1964, do presidente Castello Branco, com o objetivo de valorizar o ato voluntário da doação, uma atitude simples e que salva muitas vidas. A celebração desta data visa também divulgar e sensibilizar a população para a importância de aumentar o número de doações e reforçar os estoques dos hemocentros.

O Brasil conta anualmente com mais de 3, 6 milhões de doações de sangue. Cerca de 1,9% da população do país é doadora, índice abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 3%. Em Minas, estes números  chegam a 2 %, pouco acima do índice nacional. Em 2012, a Fundação Hemominas recebeu, até outubro, 278.393 candidatos à doação em toda a sua rede. Desses, 229.771 foram considerados aptos clínicos. 

Na Hemominas, a data de 25 de novembro já se tornou um marco. Anualmente, na segunda quinzena do mês de novembro, as 20  unidades de coleta de sangue da rede preparam ações e  homenagens, com o objetivo de agradecer ao doador pelo gesto de solidariedade e cidadania.

Podem doar sangue, segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e não ter doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/regulamento_nova_legislacao.html.

A idade máxima para a primeiradoação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos. Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue, acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar