Cerca de trezentas pessoas participaram da homenagem aos doadores voluntários de sangue em Patos de Minas na noite de quinta-feira (21/11). Cento e trinta e quatro doadores do Hemonúcleo de Patos de Minas receberam o reconhecimento institucional, de acordo com o número de doações efetuadas até 30 de junho deste ano. Na solenidade oficial - que marca o ‘Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue’, comemorado no país em 25 de novembro - foram agraciados, no programa de fidelização de doadores da Hemominas, 36 cidadãos na categoria Azul (de 10 a 14 doações voluntárias realizadas); 47 doadores receberam distinção Bronze (de 15 a 24 doações); 31, na categoria Prata (de 25 a 34 doações); e 14, na categoria Ouro (de 35 a 49 doações).

 

Elio Garcia de Oliveira, Pedro Antônio Manoel, Sebastião Antônio Araújo, Weliton Matias Ferreira, Lidemberg Campos da Silva e José Wilson da Silva são doadores voluntários registrados no Hemonúcleo de Patos de Mias que, ao longo de anos seguidos, contribuíram com a causa, realizando, cada um, mais de 50 doações de sangue. Todos eles receberam o diploma da Categoria Diamante e uma placa de homenagem, registrando o agradecimento da Fundação Hemominas.

A abertura do evento contou com as presenças da presidente da Fundação Hemominas, Junia Cioffi; do prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues; do superintendente da Regional de Saúde, Lindomar Marques Babilônia, representando o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; do secretário Municipal de Saúde, Dirceu Deocleciano Pacheco e do presidente da Câmara Municipal, Otaviano Marques de Amorim. Participaram também da solenidade o gerente administrativo do Hemonúcleo de Patos de Minas, José Antonio de Queiroz Borges; a gerente técnica da unidade, Verônica Elizabeth Mota; o ex-coordenador, Fábio Baltazar Nascimento; o Capitão Geraldo Nogueira Arcanjo da Polícia Militar, além de familiares dos doadores, parceiros institucionais, funcionários, representantes de autoridades e imprensa local.

A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, agradeceu a todos os doadores lembrando da importância de cada um para a instituição. “É com muita emoção que estou em Patos de Minas homenageando todos vocês por esse gesto solidário; sem os doadores a Hemominas não existiria”, disse. Júnia comentou sobre a oportunidade que teve de conhecer, nesse mesmo dia, um cidadão patense que durante dez anos necessitou de transfusões sanguíneas até que se submetesse ao transplante de medula. “Em reconhecimento aos doadores, o Júnior é voluntário na mobilização e, através de sua especialidade profissional, está contribuindo com a causa da doação de sangue sensibilizando empresas de mídia social e promovendo campanha nas redes sociais para a doação voluntária de sangue”, acrescentou a presidente.

O prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, que também é doador de sangue, foi homenageado na categoria Prata. O prefeito parabenizou os doadores e ressaltou a importância do gesto de solidariedade, “fico feliz em participar, pela primeira vez como prefeito, dessa homenagem. Doar sangue é mais que salvar vidas, é um ato de amor ao próximo”, concluiu. Para Edi Carlos Silveira, doador voluntário pela segunda vez homenageado, agora na categoria Prata, o importante é o ato da doação que todas as pessoas saudáveis podem praticar. “Sinto-me feliz em poder ajudar a quem precisa, quero chegar à categoria Diamante”, finalizou.

Hemonúcleo terá nova sede

Na solenidade de diplomação dos doadores (21/11), o presidente da Câmara Municipal, Otaviano Marques, anunciou que na tarde daquele mesmo dia a Câmara aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei do Executivo Municipal para doação de lote de mais de 1.000 m2, na Avenida Fátima Porto (bairro Eldorado), ao Estado de Minas Gerais, para construção da sede própria do Hemonúceo de Patos de Minas.

Finalizando um processo que se iniciou há cerca de cinco anos pelo então coordenador do Hemonúcleo Fábio Baltazar, na manhã desta sexta-feira (22/11) o prefeito Pedro Lucas Rodrigues, em tempo recorde de tramitação, sancionou a lei aprovada pelo Legislativo Municipal, durante cerimônia pública com as presenças da presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, do gerente administrativo do Hemonúcleo, José Antônio Queiroz Borges, do presidente da Câmara de Vereadores, Otaviano arques, do deputado federal José Humberto, do deputado estadual Hely Tarquínio e de autoridades municipais do Executivo e Legislativo.  

José Humberto, deputado federal, ofereceu à Fundação Hemominas a oportunidade de apresentar projetos e orçamentos para construção da nova sede com vistas à composição de emenda parlamentar para, se possível, no orçamento de 2014. Segundo Júnia cioffi, presidente da Fundação Hemominas, será empenhado todo o esforço no sentido de desenvolvimento dos projetos básicos, arquitetônicos, de engenharia e orçamentos. “O Hemonúcleo tem 17 anos. Com a ampliação e as melhorias dos serviços de saúde oferecidos na região, houve aumento da complexidade de procedimentos clínicos, o que nos obriga ao desafio de também ampliar e melhorar a captação de doadores e oferta de hemocomponentes. A nova sede, quando estiver pronta, vai trazer mais conforto aos doadores, pacientes e funcionários, além de devolver uma área anexa ao Hospital Regional Antônio Dias, da Fhemig”, informou Júnia Cioffi.

O Hemonúcleo de Patos de Minas ampliou, nos últimos dez anos, cerca de 30% da oferta de plaquetas a mais de vinte hospitais da região, apresentando, de janeiro a dezembro de 2012, índice de fidelização de doadores de sangue de mais de 70% (doadores de retorno), o incremento em sensibilização de novos doadores de cerca de 30% e uma taxa de aptidão clínica na triagem de 79,36%. Esses resultados contribuíram para que, em todo o Estado, a Fundação Hemominas registrasse declínio na taxa final de descartes de bolsa por inaptidão sorológica, em dez anos, de cerca de 9% para os atuais 3%.

“Nos últimos dez anos, a melhoria de vários fatores como saneamento, atendimento primário, melhoria técnica e outras impactaram positivamente na saúde geral da população, tornando os doadores de sangue cada vez mais saudáveis”, concluiu Júnia Cioffi.

Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais  no Flickr

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar