Em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro, a Fundação Hemominas promove nesta quinta-feira (21/11), a solenidade oficial em homenagem aos doadores de sangue no município de Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba. O evento terá inicio às 20h e será realizado no House Fest / Barra Parque, que fica na Avenida Fátima Porto, 4750, bairro Cônego Getúlio.

 

A Fundação Hemominas homenageia, desde 1991, os doadores de sangue com diplomas de acordo com o número de doações realizadas. De 10 a 14 doações, o doador recebe o diploma Azul; de 15 a 24 doações o diploma Bronze; de 25 a 34 doações o diploma Prata; 35 a 49 doações o diploma Ouro e, com 50 ou mais doações, o doador é contemplado com o diploma Diamante. A partir de 2007, iniciou-se o ciclo itinerante do evento com o objetivo de valorizar o trabalho e os doadores das 20 unidades de coleta de sangue no Estado que integram a rede Hemominas.  

Neste ano, o Hemonúcleo Regional de Patos de Minas foi escolhido para sediar o evento. Além de receber a solenidade oficial, a unidade promove também outras atividades para comemorar a data. No domingo, 24 de novembro, às 19 horas, acontece uma missa em Ação de Graças aos doadores de sangue na Paróquia São Benedito, no bairro Nova Floresta. Do dia 25 ao dia 27, os candidatos à doação serão recebidos com apresentações musicais, lanche especial, entre outras atividades.

Durante a semana do doador, próximo ao dia 25, diversas unidades da rede também promovem ações comemorativas alusivas à data.

Doar Sangue é Doar Vida

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado oficialmente em todo o país em 25 de novembro. A data foi instituída por meio do Decreto 53.988, de 30 de junho de 1964, do presidente Castello Branco, com o objetivo de valorizar o ato voluntário da doação, uma atitude simples e que salva muitas vidas. A celebração desta data visa também divulgar e sensibilizar a população para a importância de aumentar o número de doações e reforçar os estoques dos hemocentros. 

O Brasil conta anualmente com mais de 3, 6 milhões de doações de sangue. Cerca de 1,9% da população do país é doadora, índice abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 3%. Em Minas, estes números  chegam a 2 %, pouco acima do índice nacional. Em 2013, a Fundação Hemominas recebeu, até outubro, 281.878 candidatos à doação em toda a sua rede. Desses, 227.929 foram considerados aptos clínicos.  

Hemonúcleo de Patos de Minas

O Hemonúcleo Regional de Patos de Minas está integrado à rede de unidades da Fundação Hemominas desde setembro de 1996.Sua criação remonta a 1993, através da Lei Municipal nº 3169/92, que oficializava a criação do “Banco de Sangue do Município de Patos de Minas”.  Em 19/01/96,  foi assinado o “Protocolo de Intenções” entre o município de Patos de Minas, a Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Minas Gerais e a Fundação Hemominas. A parceria entre o Município de Patos de Minas e a Fundação Hemominas foi formalizada por meio do Convênio 058/96, que deu suporte legal a unidade.

O Hemonúcleo é referência regional para tratamento de pacientes portadores de doenças hematológicas, como coagulopatias e hemoglobinopatias, além de ser responsável pela coleta de sangue de doadores aptos e distribuição de sangue e hemocomponentes aos hospitais e clínicas credenciadas. Atende, com fornecimento de sangue e hemocomponentes, a sete agências transfusionais e 24 assistências hemoterápicas,  cuja área de atuação estende-se do extremo Noroeste Mineiro ao Alto Paranaíba, com uma população de aproximadamente de 500 mil habitantes, que contam com 826 leitos hospitalares.

Quem pode se candidatar para doação de sangue

Segundo a Portaria 2.712 de 12/11/2013 e a RDC 51, do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 69 anos, sendo que a idade máxima para a primeira doação é até sessenta anos.

Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/regulamento_nova_legislacao.html.

Todos os candidatos devem pesar acima de 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e que não tenham tido permanência ou visita às regiões brasileiras endêmicas para Doença de Chagas.

Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue, ligue 155 ou acesse http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/outras_condicoes_doacao

Mantenha sua saúde

Evite a gripe e cuide para acabar com a dengue. Pequenos cuidados individuais podem, não só manter a saúde do candidato à doação de sangue, como também evitar a transmissão dessas viroses para outras pessoas.

Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais no Flickr

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar