A história, que começou em 1985 com a criação do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais, avançou e vem acrescentando capítulos de fundamental importância em benefício da saúde pública de Minas, do Brasil e até de outros países.

A delegação de ser a responsável pelo atendimento SUS de cerca de 95 % da demanda de sangue no estado é um desafio constante, envolvendo todos os seus setores – pesquisa, inovação, administrativo, técnicos, logística, entre outros -, que se desdobram para atender à população com eficiência e segurança. Em especial, envolvendo os doadores, sem os quais a Fundação não poderia cumprir sua missão essencial de salvar vidas, além do próprio estado, municípios e outras instituições que constituem o núcleo de apoio para que ela possa desenvolver suas ações.

Ao longo do tempo, é motivo de orgulho constatar que a Fundação Hemominas vem crescendo em todas as regiões do estado, contando atualmente com 23 unidades próprias, um Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio) e seis postos avançados de coleta externa (PACE).

Não foi fácil chegar até aqui, mas, nesses últimos meses, o desafio tem sido ainda maior. A pandemia do novo coronavírus mudou a vida de todos. Para evitar o contágio, a população precisou ficar em casa - e os doadores de sangue também! Apesar disso, a Hemominas conseguiu chegar ao fim de 2020 com mais de 309 mil candidatos à doação em suas unidades.

Apesar do número expressivo de comparecimentos, foi preciso equilíbrio para não deixar faltar sangue de qualidade em nenhum canto de Minas Gerais. A Fundação Hemominas não parou! Continuou seu trabalho, redobrando os cuidados, para seguir atendendo aos portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias assistidos por ela em todo o estado, além de tantos outros acolhidos diariamente nas urgências e emergências dos estabelecimentos de saúde mineiros.

Profissionais dos laboratórios da Hemominas utilizaram a tecnologia da instituição para auxiliar na realização dos testes de detecção da Covid-19 em Minas Gerais - Foto: Adair Gomez

O período demandou muito trabalho também para os nossos pesquisadores e profissionais de laboratórios, com o desenvolvimento de projetos de pesquisas no intuito de ajudar a entender o Covid-19, além do apoio na realização de testes para detecção do vírus. A Fundação Hemominas e seus servidores colocaram seu conhecimento, equipamentos e capital humano para ajudar Minas Gerais em um dos seus momentos mais impactantes na área da saúde.

Aprendemos muitas coisas com a pandemia, mas, talvez, a principal foi ter a certeza de que sem empatia e solidariedade não chegamos a lugar algum. Não temos condição de assegurar saúde, bem-estar, sobrevivência. Não temos condição de reverenciar o humano que existe em todos nós. E aí, mais uma vez destacamos o papel vital dos doadores de sangue, sempre dispostos a estenderem seus braços para compartilhar e multiplicar saúde em favor do outro.

Nossa gratidão a todos que empenharam sua confiança em nossa instituição! Esta data não representa apenas a comemoração de mais um aniversário. Representa, também, a cumplicidade de todos aqueles que, ao longo desses 36 anos, contribuíram para a Fundação Hemominas se firmar e desvendar caminhos e possibilidades nas áreas de hematologia, hemoterapia, células e tecidos com excelência, responsabilidade socioambiental, respeito e valorização do ser humano.

Recebam todos o nosso Muito Obrigada!

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar