Criado em 20 de janeiro de 2003, o Hemonúcleo Regional de Diamantina completa nesta segunda-feira (11/3) 10 anos. Para marcar esta data a unidade em lança a campanha “10 anos Compartilhando Vida” e convida a população para ser um “Doador 10”. O lançamento, a partir das 9h, tem apresentação da banda da Polícia Militar e lanche especial aos doadores que comparecerem ao evento.

 

 Dentro de suas atividades realizadas pela unidade incluem o cadastro; a captação e triagem de doadores; coleta, fracionamento do sangue e distribuição de hemocomponentes para as doze unidades de saúde de Diamantina e de onze municípios da região. Na unidade também são atendidos pacientes portadores de anemia falciforme e hemofilias, e são realizadas transfusões e sangrias terapêuticas. A unidade recebe por mês cerca de 250 candidatos à doação de sangue.

 A comemoração segue até a sexta-feira (15/3), com apoio de empresas da cidade e outros parceiros. O Hemonúcleo de Diamantina fica na Rua da Glória, 469, Centro. O atendimento à população é das 8h às 12h, na segunda-feira; e das 7h às 12h, de terça à sexta-feira.

 Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/regulamento_nova_legislacao.html.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.

 Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar