O bloco carnavalesco do Hemocentro Regional de Juiz de Fora completa cinco anos e fará seu desfile no dia 5 de fevereiro, terça-feira, com concentração às 10h30, no Parque Halfeld. A programação inclui a saída às 11h, passando pela Avenida Rio Branco e terminando o desfile no cruzamento do Calçadão da rua Halfeld com a Rua Batista de Oliveira. A previsão é de que o bloco reúna 300 pessoas.

Com o nome “Unidos Pela Vida“, o bloco já faz parte da programação oficial do Carnaval de Juiz de Fora e tem o objetivo de intensificar o fluxo de doadores nos dias em que precedem o Carnaval, com o intuito de atender normalmente os pacientes durante este período e o feriado.

Com o tema “Antes de cair na folia, doe gotas de alegria” os integrantes saem às ruas cantando e convocando a população a ir doar sangue. Composto por doadores e servidores do Hemocentro, o “Unidos Pela Vida” conta ainda com a participação de grupos tradicionais do carnaval juizforano, como os blocos “Domésticas de Luxo” e “Recordar é viver”, sendo que este último está vinculado ao programa Pró-Idoso. Além deles, está confirmada a participação de instituições parceiras do Hemocentro, como o Projeto JCC (Jovens Construindo a Cidadania), da Polícia Militar, e da Associação dos Cegos. No desfile, a bateria da Escola de Samba Juventude Imperial também fará uma apresentação especial.

Uma das principais novidades para 2013 é o samba-enredo “Grito Pela Vida”, composto por Gorete Rudel, com melodia de Genecir Passista e Rosani Martins, todos funcionários do Hemocentro.

Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas.  Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.

Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.

Para os jovens, principalmente, o hotsite www.projetonaveia.com.br promove interatividade e participação também na divulgação da doação. Acesse e conheça o Projeto na Veia.

Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais  no Flickr.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar