O programa “Doador do Futuro” da Fundação Hemominas comemora em 2012 suas “bodas de prata”. São 25 anos de atividades, preparando crianças e jovens para uma futura doação de sangue consciente e responsável, além de torná-los também multiplicadores dessa ação voluntária. Para isso, o programa oferece ações educativas, junto às escolas particulares e públicas de todo o Estado, que promovem reflexão sobre o processo da doação de sangue e sua importância.

 

Nesta sexta-feira (18/05), às 9h30, no auditório do Hemocentro de Belo Horizonte, localizado na alameda Ezequiel Dias, 321, a Fundação Hemominas realiza evento comemorativo, recebendo cerca de 70 alunos e educadores que participam do “Doador do Futuro”, na capital. Esse programa, pioneiro no país, foi premiado pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), durante as comemorações do Dia Mundial da Saúde, em 2000.

“Como a doação de sangue é, sobretudo, uma questão de educação para a cidadania, o envolvimento de educadores e alunos é fundamental para o sucesso do programa na conscientização da população para a doação de sangue”, afirma Heloísa Gontijo, gerente de Captação e Cadastro de Doadores da Fundação Hemominas.

Marcelo Júlio Teixeira fez sua primeira doação aos 18 anos, após participar do programa “Doador do Futuro” no Senac de Belo Horizonte. Ele sempre se preocupou em praticar atividades solidárias e encontrou na doação de sangue uma oportunidade. Para Marcelo, ter contato com o programa foi muito proveitoso, pois respondeu suas dúvidas dando-lhe segurança na hora de doar sangue. “O medo de doar deixa de ser um problema e o que importa é a vida que está sendo salva”, ressalta o doador, hoje, com 20 anos e três doações efetivadas.

Também participam das comemorações desta sexta-feira cerca de 30 membros do projeto “Bombeiro Mirim”, da Secretaria de Educação da Prefeitura de São José da Lapa, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Esse projeto reúne crianças de 8 a 11 anos de idade que estão inseridos no programa “Doador do Futuro”, que atuam como multiplicadores de informação sobre a doação de sangue.

Os trabalhos do programa “Doador do Futuro” tiveram início em 1987, durante o XI Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Hematogia, realizado em Belo Horizonte, sendo a primeira experiência feita entrecrianças matriculadas no ensino fundamental de uma escola particular da capital. Em 2010 e 2011, a Fundação Hemominas, por meio de suas unidades em todo o Estado, realizou cerca de 1,2 mil palestras para mais de 45 mil alunos.

Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais  no Flickr.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar