Doze Capoeiristas receberam o certificado do Curso de Multiplicadores

No último sábado, 1º de abril, o Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) recebeu um grupo de oficineiros de capoeira, integrantes da campanha “Capoeira tá no Sangue”, interessados em participar do Curso de Multiplicadores oferecido pela Fundação Hemominas. Organizado pelo setor de Captação de Doadores do HBH, o curso tem a proposta de capacitar cidadãos para atuarem como disseminadores da importância da doação de sangue. O treinamento, a cargo das funcionárias Ana Carolina e Marina Lúcia, incluiu uma dinâmica na qual cada participante recebeu uma imagem impressa para analisar, relacionando-a à doação de sangue. 

Na avaliação de alguns oficineiros, a desinformação, que muitas vezes leva ao medo da “agulha” e/ou contaminação, é um dos fatores que ainda influenciam muitas pessoas a não serem doadoras.  A esse respeito, Ana Carolina explicou que “não há perigo de contaminação, pois as normas de segurança são rigorosamente seguidas”.

Durante a palestra, Ana Carolina falou sobre condições e restrições para a doação de sangue e destacou a importância do trabalho dos multiplicadores que devem “orientar bem, principalmente os candidatos jovens, para que na hora da triagem passem as informações de forma bem verdadeira”.

Sobre o cadastramento de candidatos à doação de medula óssea, Marina Lúcia explicou como as pessoas podem e devem participar do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Ela esclareceu sobre a diferença entre a medula óssea, que é encontrada no interior dos ossos (conhecida popularmente como tutano do osso), e a medula espinhal, formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

Mestre Ray, do Grupo Internacional da Oficina da Capoeira, professor dos demais participantes, disse que “o curso foi muito produtivo e informativo, indispensável para que os multiplicadores possam levar informações corretas durante a campanha “Capoeira tá no Sangue”, que faz parte do evento Ginga Juventude, a ser realizado no Parque Municipal de BH, no dia 7 de maio deste ano, das 9h às 12h.

O curso foi encerrado com o Hemotur, visitação às dependências do Hemocentro para os participantes conhecerem o ciclo do sangue - conscientização, cadastro, triagem clínica e hematológica e coleta. 

Em Belo Horizonte, os interessados em participar de palestras, treinamento de multiplicadores e hemotur devem encaminhar as solicitações para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar