O Hemocentro de Belo Horizonte - maior unidade da Fundação Hemominas -, localizado na Alameda Ezequiel Dias, 321, bairro Santa Efigênia, vai passar a atender aos doadores com prévio agendamento a partir do dia 17 de março, próxima segunda-feira. Para isso, o candidato à doação deverá utilizar o telefone 155, sem custos, para agendar seu horário para a doação de sangue, de segunda a sexta-feira, entre 7 horas e 18 horas.

O horário de agendamento corresponde ao horário marcado para a entrevista clínica, e permite uma melhor organização entre as diversas etapas pelas quais o doador irá passar. É fundamental que o candidato à doação chegue pelo menos 20 minutos antes do horário para que possa realizar o cadastro antes da entrevista.

Caso o candidato à doação vá diretamente ao hemocentro, sem prévio agendamento, ele receberá, no momento de sua chegada, a previsão do horário de atendimento pelo profissional da triagem, de acordo com o horário de chegada. Esse procedimento facilita ao doador a organização de seu tempo, uma vez que chegam caravanas de outros municípios, sem prévio aviso ao hemocentro, especialmente aos sábados, estendendo demais o tempo para o início das etapas de doação (cadastro, conscientização, triagem clínica, triagem hematológica e coleta). Essa iniciativa administrativa é uma resposta aos questionamentos de doadores em relação à demora no atendimento. 

Etapas do processo de doação

Todo candidato à doação, em cumprimento legal, deve passar pela palestra de conscientização, na qual podem ser tiradas as dúvidas sobre a doação. Após essa primeira etapa, o candidato faz o seu cadastro, informando seus dados pessoais, que serão lançados em um sistema informatizado. A partir daí, o candidato passará pela triagem clínica, em que responderá um questionário auxiliado pelo profissional de saúde, assinando a confirmação de suas respostas. Caso seja considerado apto a realizar a doação de sangue neste dia, o candidato passará pela triagem hematológica, na qual, através de uma pequena gotinha de sangue, é conferido o padrão de sua hemoglobina e seu peso. Somente se estiver em boas condições, o candidato passará para a próxima etapa, que é a coleta de sangue, fazendo antes um pequeno lanche e suco. Após a limpeza dos braços com água e sabão, o doador passa para a sala de coleta. O processo da coleta de sangue em si demora cerca de dez minutos.

Realizada a doação, o doador deverá preencher e assinar uma declaração, na qual autoriza o uso de seu sangue ou descarte da bolsa coletada. Ao final do processo, o doador recebe outro pequeno lanche. O processo completo para realizar a doação de sangue dura cerca de 1 hora e trinta minutos e, em 24 horas, o organismo saudável recompõe todo o volume sanguíneo doado.

Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue, ligue 155 ou acesse http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao.

Informações sobre gripe, acesse http://www.saude.mg.gov.br/gripe.

Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais 

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais no Flickr.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar