Personagens Létrica, representada Eliane Bernardino de Oliveira, e  Numérica, encarnada pela professora Núbia Fernanda de Jesus – Fotos: Arquivo Hemominas

Sensibilizada por uma convocação da Prefeitura Municipal de Governador Valadares sobre o baixo estoque de sangue na Fundação Hemominas, o que poderia acarretar o adiamento de cirurgias no Hospital Municipal, a Editora DNA resgatou  dois personagens saídos de seus livros e QR Codes, levando-os diretamente ao Hemocentro de Governador Valadares, no dia 27 de abril.

Com a performance, as personagens Létrica, representada pela assistente de coordenação do Genoma Start, Eliane Bernardino de Oliveira, 34, e a Numérica, reproduzida pela professora Núbia Fernanda de Jesus, 27, contribuíram para transformar a vida de pacientes que dependem da doação de sangue para sobreviver. Nas apostilas do Genoma Start, parceiro da Editora DNA, a Létrica (Eliane) e a Numérica (Núbia) também doam vida, mas às letras e aos números.

 “Para quem nunca doou sangue, eu posso garantir, é o nosso coração que bate mais forte. O meu coração pula de alegria em saber que a minha bolsinha de sangue pode salvar até quatro vidas. Sou doadora há alguns anos e me sinto privilegiada por ajudar pessoas com uma atitude tão simples. Tenho consciência que é um sopro de esperança para os que tanto necessitam. Doação de sangue é um ato de amor, lindo e sincero”, disse Eliane Bernardino.

Interessados em doar sangue no Hemocentro de Governador Valadares podem se dirigir  à Rua Barão do Rio Branco, 707, Centro. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h30 às 16h. Informações: (33) 3212-5800.

Para doar sangue

Os requisitos gerais para doação de sangue, bem como situações particulares, são informados no portal da Hemominas (http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao-e-atendimento-ambulatorial/doacao-de-sangue/condicoes-e-restricoes)

A doação precisa ser agendada online ou pelo app MG-Cidadão.  Com o agendamento, o cidadão ajuda a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade e pode diminuir o tempo de espera para efetuar sua doação. Além disso, o agendamento evita aglomerações nas unidades e mantém o ambiente seguro para os candidatos à doação. 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicaçao Social