É CONTRAINDICADA A SUSPENSÃO DE MEDICAMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE.
ATENÇÃO: O USO DE MEDICAMENTOS INJETÁVEIS SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA IMPEDE A DOAÇÃO POR 12 MESES.

 

Analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios

O uso de analgésicos (medicamentos para tirar a dor) comuns não impede a doação; entretanto, o triagista avaliará o sintoma e/ou sinal que motivaram a sua utilização, o que poderá, por si, impedir a doação. Assim, sugere-se que se faça a doação em dias em que não se utilizar medicamentos. 
O uso de antitérmicos (medicamentos para controlar a febre) impede a doação em virtude da febre que motivou a sua utilização. As doenças febris apresentam, cada uma, um período específico para liberação da doação. Consulte as informações a respeito das doenças infecciosas e reumáticas para esclarecimentos. Febre de origem não determinada e de curta duração exige o prazo de sete dias para que se possa doar sangue. 

Anti-inflamatórios

Ácido acetilsalicílico e piroxicam: inaptidão por 48 horas.

Demais AINE e os anteriores após 48 horas da utilização: não contraindicam a doação, porém não deve ser preparado concentrado de plaquetas a partir daquela doação, se o medicamento foi usado nos últimos 5 dias. Contraindicam a preparação de plaquetas por cinco dias e seu uso deve ser informado. A doação exclusivamente de plaquetas está contraindicada nesse período. 

Medicamentos anti-inflamatórios: Ácido Acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Sonrisal, Alka Seltzer, Engov), Diclofenacos (Voltaren, Cataflan, Deltaren,Tanderil), Meloxicam (Meloxil, Movatec), Piroxicam (Feldene), Fenilbutazona (Butazolidina, Butazil, Reumazine) e similares. Além disso, o uso de Ácido Acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Sonrisal, Alka Seltzer, Engov) ou de Piroxicam (Feldene) impede também a doação de sangue total por 2 dias.

Anorexígenos (classe das anfetaminas)
Aguardar sete (7) dias após a suspensão do medicamento, incluindo medicamentos para déficit de atenção da classe das anfetaminas.

Antiparasitários
Medicamentos para tratamentos de parasitas intestinais (vermes) comuns não impedem a doação. Algumas doenças que podem acometer outros órgãos além do intestino, como, por exemplo, a esquistossomose, apresentam um prazo de inaptidão variável. Verifique as condições nas informações a respeito das doenças infecciosas.

Anti-hipertensivos
Portadores de hipertensão arterial somente podem doar sangue na Hemominas se estiverem um uso de medicamento que não contraindique por si a doação (excluindo também medicamentos com associações em suas fórmulas), estando com os níveis pressóricos controlados e sem lesões em órgãos alvo (p.ex. coração, rins, olhos afetados pela hipertensão). Para avaliar estas condições sugerimos, que o candidato à doação apresente relatório do seu médico assistente comprovando o controle clínico adequado. No dia da doação, a pressão arterial será aferida e a doação somente poderá ser realizada se a máxima estiver abaixo de 140 mmHg e a mínima abaixo de 90 mmHg.

As classes de anti-hipertensivos que não impedem a doação são as seguintes:


Medicamento

Situação

Diuréticos   Não há contraindicação. É necessária hidratação oral prévia mais vigorosa. 
Inibidores de enzima conversora de angiotensina (IECA): Captopril Enalapril ou similares  Não há contraindicação. O uso de IECA impede a doação por aférese.
Antagonistas de angiotensina II: Losartan
Bloqueadores de canais de cálcio: Nifedipina, anlodipina

O uso das seguintes drogas impede a doação de sangue na Fundação Hemominas, exceto se utilizadas em outras situações que não o controle de hipertensão arterial, após a suspensão pelo médico assistente.

É CONTRAINDICADA A SUSPENSÃO DE MEDICAMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE.

Medicamento

Situação

Ação central: Metildopa, Clonidina, Reserpina 

48 horas após a suspensão do medicamento pelo médico assistente e avaliado caso a caso.  

Betabloqueadores: Propranolol, Atenolol, Oxpernolol ou similares

 

Bloqueadores alfa-adrenérgicos: Prazosina (Prazozin, Minipress SR),

Vasodilatadores: Minoxidil (Loniten). Hidralazina

 5 dias após a suspensão do medicamento pelo médico assistente e avaliado caso a caso. 


Anticoncepcionais/ hormônios de reposição feminina
Não impedem a doação, inclusive a pílula do dia seguinte.

Indução da ovulação
Impede a doação por três meses após o término do tratamento.

Antibióticos
O tempo de inaptidão varia de acordo com a vida média da droga, sendo no mínimo de 14 dias. Além disso, o tempo de inaptidão pela doença de base poderá ser superior ao previsto para o medicamento. Verificar as informações a respeito das doenças infecciosas (ver também doenças por sistema) para esclarecimento. O tempo de inaptidão será o maior especificado para cada situação.

Colírios

  • Colírios midriáticos utilizados para realização do exame de fundo de olho não impedem a doação.
  • Colírios antiglaucoma de ângulo aberto impedem a doação por 48 horas, somente sendo liberada a doação se houver suspensão do medicamento pelo médico assistente.

Corticoides

  •  Sistêmicos (comprimidos, xaropes, supositórios ou injetáveis): no mínimo 48 horas após a suspensão. Será avaliada também a doença que motivou seu uso. O tempo de inaptidão será o maior especificado para cada situação. 
  • Tópicos (cremes ou pomadas): não contraindicam a doação. Será avaliada também a doença que motivou seu uso e esta poderá, por si, impedi-la. 

Anticoagulantes e Antiplaquetários

Medicamento Situação
Anticoagulantes Apto 10 a 14 dias após a interrupção do medicamento. A doença de base pode impedir por tempo maior.
Clopidogrel Apto 14 dias após suspensão. A doença de base pode impedir por tempo maior.
Prazugrel Apto 7 dias após suspensão.
Ticlopidine Apto 14 dias após suspensão. A doença de base pode impedir por tempo maior.

Medicamentos teratogênicos
Impedem a doação durante o tempo de eliminação pelo organismo. Alguns destes medicamentos requerem um prazo bastante longo em virtude de apresentarem acúmulo no organismo. Veja o tempo de inaptidão na tabela a seguir:

Medicamento Situação
Acitretina (Neotigason) (usado em psoríase) Apto após três (3) anos do término do tratamento.
Danazol Apto 6 meses após término do tratamento.
Dutasterida Apto 6 meses após término do tratamento.
Etretionato (usado em psoríase) Inaptidão definitiva.
Finasterida (Proscar) (tratamento de hiperplasia prostática benigna) e alopécia androgênica  1 mês após a interrupção do medicamento
Isotretinoína (Roacutan) (tratamento de acne)   1 mês de inaptidão após a última dose 
Sonidegib Apto 2 anos após suspensão.
Tacrolimus

a)  em área extensa por mais de 3 semanas: inapto por 6 meses;

b)      em forma de colírio: apto.

Testosterona e anabolizantes com prescrição médica Apto após 6 meses.
Vismodegib Apto 2 anos após suspensão.

Medicamentos alergênicos
Medicamentos que se caracterizam por provocar reações alérgicas ou anafiláticas impedem a doação pelo tempo de eliminação do organismo, pois alguns estudiosos acreditam que possam causar reações nos receptores.

Anticonvulsivantes
Inaptidão enquanto estiver em uso. Ver também epilepsia.

Homeopáticos
Impedem a doação por 24 horas. Será avaliado o motivo da sua utilização que, por si, poderá impedir a doação por um prazo maior.

Fitoterápicos (plantas medicinais)
Impedem a doação por 24 horas. Será avaliado o motivo da sua utilização que, por si, poderá impedir a doação por um prazo maior.

Hormônio do crescimento
Recombinante não impede a doação. Se de origem hipofisária, usado no passado, inaptidão definitiva.

Medicamentos de ação no sistema nervoso central

Candidatos que façam uso crônico de medicamentos com ação no sistema nervoso central devem solicitar ao seu médico relatório informando sua condição clínica atual e liberação para doação de sangue. Não se recomenda a suspensão do uso de medicamentos com o fim de doar sangue. A utilização de medicamentos que afetem o SNC sem prescrição médica impede a doação pelo tempo total de eliminação da droga. 

É CONTRAINDICADA A SUSPENSÃO DE MEDICAMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE.

Medicamento Situação

Ansiolíticos e soníferos

Se a dose for elevada (três ou mais comprimidos por dia), contraindicam a doação. Em doses habituais, a condição clínica do candidato será avaliada. Sugerimos apresentar relatório do médico assistente.

Antidepressivos  

Da classe dos tricíclicos impedem a doação por 30 dias após a suspensão do medicamento pelo médico assistente. As demais classes não impedem a doação, mas a condição clínica do candidato poderá impedir. Sugerimos apresentar relatório do médico assistente.

Antipsicóticos: Haloperidol (Haldol), Clorpromazina (Amplictil)

Apto após 7 dias do uso do medicamento pelo médico assistente. Necessário apresentar relatório médico informando indicação para avaliar liberação. Veja doenças do sistema nervoso.

Gestor responsável: Diretoria Técnico-Científica