Doador Luiz Grossi, faz, aos quase 70 anos, sua última doação de sangue.

Na comemoração da Semana Nacional do Doador de Sangue, na qual a Fundação Hemominas prestou homenagens a todos os doadores de sangue, duas ações realizadas na Unidade de Coleta e Hospital Júlia Kubitschek (HJK), marcaram a grandeza do gesto: o comparecimento do senhor Luiz Gomes Grossi, com mais de 40 anos como doador fidelizado e que, devido à idade, 70, efetuou nessa quinta-feira, 26/11, sua última doação; a outra, foi a presença da equipe de 17 atletas do Coimbra Sports, clube de futebol de Contagem, para realizar a doação coletiva.

Completando 45 doações de sangue ao longo do tempo - 35 delas no HJK - Luiz Grossi chegou cedo à unidade, sendo acolhido carinhosamente pela equipe. Ao término da doação, vestiu a camisa da campanha de 2020, “Somos todos do mesmo sangue”, recebeu o Diploma da “Categoria Ouro” e um brinde alusivo à data.

Equipe do HJK na entrega do certificado a Grossi: da esquerda para direita, Ana Célia Milagres, Luiz Gomes Grossi, Ana Carolina e Nathalia Hoelzle - Fotos: Adair Gomez
Equipe do HJK na entrega do certificado a Grossi: da esquerda para direita, Ana Carolina, Luiz Gomes Grossi, Nathalia Hoelzle e Ana Célia Milagres - Fotos: Adair Gomez

“Sempre doei sangue pensando na possibilidade de poder servir ao próximo necessitado, já que o amanhã não nos pertence”, comentou Grossi, agradecendo a Deus pela saúde e se dizendo privilegiado de viver uma vida feliz junto de seus familiares. Ele também recebeu a deferência do Coimbra Sports que o presenteou com uma camisa oficial do time, saudando a sua solidariedade sempre presente e constante.

A equipe do Coimbra Sports, de Contagem, a maioria composta por doadores de primeira vez, destacou a importância do ato de doar, como ponderou o doutor Matheus Levy, chefe do departamento medico do time: “Sabemos que os estoques de sangue da Hemominas se encontram em níveis críticos devido à pandemia e procuramos colaborar, colocando nosso elenco à disposição para a doação. A ideia foi bem aceita pelos jogadores e a ação, um sucesso. Atos como esse nos tornam mais humanos”.

Time do Coimbra: batendo uma bolão também na doação de sangue - Fotos: Adair Gomez
Time do Coimbra: batendo um bolão também na doação de sangue - Fotos: Adair Gomez

Também o assessor de Comunicação e Marketing do time,Henrique Chendes, considerou: “Nosso propósito é dar continuidade à divulgação da importância da doação durante todo o mês de dezembro, em nossas redes sociais. Também temos interesse em doar coletivamente no próximo ano”, disse ele.


Sobre o time, Chendes comentou que o Coimbra Sports iniciou suas atividades em Contagem, em 2017, “realizando uma campanha meteórica ao chegar, em três anos, à 1ª Divisão do Campeonato Mineiro em 2020”, comemorou.

Entre os servidores da unidade da Hemominas no HJK, Ana Célia Milagres, referência em Captação, comentou, em nome de todos, ter “muito orgulho pelo trabalho aqui prestado, principalmente ao perceber o gesto de nobreza no olhar dos doadores” e se declarou emocionada com o evento dessa quinta-feira em celebração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Presença do Mascote deu um tom descontraído à doação - Fotos: Adair Gomez
Presença do Mascote deu um tom descontraído à doação - Fotos: Adair Gomez

 Ao final das comemorações, o senhor Grossi agradeceu o carinho com que foi recebido por todos da Fundação Hemominas e deixou uma mensagem para os jovens: “Se quer ter saúde, doe sangue; doar vida faz bem para a alma!”

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social