A Fundação Hemominas informa que as suas unidades estão funcionando normalmente em todo o estado. É fundamental que as pessoas saudáveis compareçam à instituição e contribuam para a manutenção dos estoques de sangue. Senão, os pacientes hematológicos atendidos pela Fundação em Minas Gerais, bem como todos aqueles que estão nos hospitais na dependência de transfusões, ficam duplamente fragilizados: pelo vírus em si e pela falta de sangue e hemocomponentes necessários à sua sobrevivência.

Vale lembrar que, para evitar aglomerações, é importante que a doação de sangue seja agendada online ou pelo MGapp.

As unidades da Hemominas são ambientes seguros, estar saudável é uma condição básica para ser um doador. Em tempos de pandemia do coronavírus – Covid, a instituição está atenta e segue as orientações do Ministério da Saúde. Entre as medidas de higienização e prevenção, destacam-se a obrigatoriedade do uso do álcool gel / líquido70% nas mãos (qualquer doador ou pessoa que entrar nas unidades); só serão aceitas caravanas de doadores de, no máximo, 10 pessoas; as salas de espera das unidades, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.

Nos últimos meses, todas as unidades da Hemominas vêm enfrentando uma queda nos estoques de sangue devido a diversos fatores, como as fortes chuvas e feriados prolongados. Agora, com a pandemia do coronavírus – Covid-19 – o quadro se agravou. Os tipos sanguíneos O positivo, O negativo, A positivo, A negativo e AB negativo encontram-se em estado de alerta.

Se você está em plenas condições de saúde, consulte nossos endereços e horários de funcionamento e agende sua doação de sangue. Lembre-se: sua atitude salva vidas.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social