Campanha idelaizada pelo agente comunitário de saúde, Waldecy Lopes Júnior, do Programa Saúde da Família (PSF) Dr. Gilson Bastos Leite, em Nazareno leva doadores a Saõ João del-Re

Com a campanha “Saúde e Valorização da Mulher + Igualdade de gênero = Abraço pela vida”, o agente comunitário de saúde, Waldecy Lopes Júnior, do Programa Saúde da Família (PSF) Dr. Gilson Bastos Leite, localizado em Nazareno, cidade que fica a cerca de 50 quilômetros de São João del-Rei, aliou duas propostas de grande significado social: celebrar o Outubro Rosa, reforçando a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama nas mulheres e, ao mesmo tempo, sensibilizar pessoas para a causa da doação de sangue. A ideia do agente foi ampliar o alcance das ações já desenvolvidas na cidade em virtude do Outubro Rosa, convertendo-as num ato concreto de solidariedade: mobilizar potenciais doadores de sangue e levá-los ao Hemonúcleo de São João.

Para organizar a campanha em Nazareno, que tem aproximadamente 8 mil habitantes, Waldecy convocou colegas da equipe de trabalho, visitou escolas, estimulando professores a participar, visitou igrejas e outras instituições, abrindo, assim, espaços para divulgar a importância do ato de doar. Como resultado, ele conseguiu reunir 27 voluntários. Daí, foi só fazer contato com o hemonúcleo, esclarecer dúvidas, orientar o pessoal e botar o pé no caminho: no dia 27 de outubro, graças à parceria feita com Secretaria Municipal de Administração, que viabilizou o transporte, estavam todos a postos, rumo a São João. Segundo Waldecy, a recepção na unidade foi das mais acolhedoras, tanto que os voluntários – a maioria em sua primeira doação – se mostraram dispostos a voltar. Mas o agente não sossega: disse que já está organizando outra caravana, desta feita em comemoração ao Novembro Azul. Provavelmente, no dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Para Maria Aparecida Giarola, do setor de captação e cadastro do Hemonúcleo de São João del-Rei, “a campanha veio em uma hora que nossos estoques estavam baixos. Ele conseguiu juntar dois movimentos em um só: conscientização da relevância da prevenção do câncer de mama e doação de sangue e está se tornando um parceirão”, comemora. O Hemonúcleo desenvolve parcerias com pessoas físicas, escolas, grupos de jovens e empresas, visando conscientizar sobre a importância da doação de sangue e também de medula óssea.

A doação de sangue é uma atitude de responsabilidade, compromisso e, principalmente, solidariedade. Traz benefícios tanto para quem doa, quanto para os pacientes, além de dar segurança ao cidadão que, a qualquer momento, pode necessitar de uma transfusão. Para informações sobre os critérios para doação de sangue, ligue 155 – opção 8 ou clique aqui.

Agende sua doação

Para sua comodidade, a doação pode ser agendada online em nosso site ou pelo telefone 155, opção 8. O call center recebe ligações das 7 horas até 21 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos, das 7 horas até 19 horas (ligação sem custos para o cidadão). Com o agendamento, o cidadão ajuda a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade e pode diminuir o tempo de espera para efetuar sua doação.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social