Júnia Guimarães Mourão Cioffi

Júnia Guimarães Mourão Cioffi foi nomeada presidente da Fundação Hemominas, em 1º de março de 2011. Servidora de carreira da instituição, desde 1989. Formada no curso de medicina da UFMG (1986), especialista em pediatria, hematologia e hemoterapia e mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2005).

Na Fundação Hemominas, assumiu a Diretoria Técnico-Científica, de 1999 a dezembro de 2010; coordenou o Projeto Cetebio, desde a sua concepção, iniciada em 2002, com estudo e proposta para implantação junto ao Governo Federal e BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento). Também presidiu a Comissão de Hemoterapia do Estado de Minas Gerais, de 1999 a março de 2011.

A presidente participou de vários grupos de trabalho do Ministério da Saúde, vinculados à Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados, tais como: equipe responsável pela revisão da Legislação Nacional de Hemoterapia; Qualificação de Hemorrede – análise e realização de auditorias de Gestão da Rede Nacional – e Grupo de Trabalho para regulação sobre o funcionamento dos bancos de Tecidos. É, ainda, conselheira da Associação Brasileira de Hematologia e de Hemoterapia (ABHH).

Além de trabalhos publicados em anais de eventos e artigos em revistas, Drª Júnia traz, em seu currículo, participação como palestrante e conferencista em eventos nacionais e internacionais. Foi colaboradora internacional responsável pela revisão técnica do documento Estandares de trabajo para serviçios de sangre do Ministerio de Salud y Deportes da Bolívia (2004); participou de oficina de apoio ao fortalecimento do Sistema Nacional de Sangue e Hemoderivados do Uruguai, no âmbito da cooperação Brasil-Uruguai, e do Programa Nacional de Sangue do Uruguai (2010); foi Presidente do IX Congresso do Grupo Cooperativo Ibero-americano de Medicina Transfusional - GCIAMT (2015); é membro do Grupo de Educação Continuada do GCIAMT; participou de missão internacional à Honduras para revisar o Marco Legal e da Política de Sangue e Hemoderivados e Regulação existentes naquele país, com definição de competências e da criação de cadastro nacional de serviços de hemoterapia, ao desenho da rede de serviços de hemoterapia e à elaboração de documento indicativo sobre a estruturação da rede de serviços de hemoterapia (2015).

Entre as homenagens recebidas, destacam-se: 1º Prêmio de Excelência em Gestão Pública, concedido pelo Governo de Minas (2006); reconhecimento do Ministério de Saúde da Bolívia pela revisão técnica do documento normativo daquele país para as atividades de Medicina Transfusional (2004); medalha do Grande Mérito da Saúde, condecoração do Governo de Minas (2001).
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social