Daniel Gonçalves ChavesNome: Daniel Gonçalves Chaves

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado em Bioquímica e Imunologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Doutorado em Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) com período sanduíche na Faculdade de Farmácia da Universidade de Montpellier I (França). Possui Pós-Doutorado em Imunologia pelo Centro de Pesquisas René Rachou - FIOCRUZ e em Hematologia pelo Centre Hospitalier Régional Universitaire de Lille (CHRU). Atualmente atua como chefe do Serviço de Pesquisa da Fundação Hemominas. Tem experiência na área de Bioquímica e Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos moleculares e imunológicos das hemofilias; diagnóstico e acompanhamento laboratorial de coagulopatias.

Titulação: Doutorado

Instituição de vínculo: Fundação Hemominas

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3857206753835581

Interesses de pesquisa

Bioquímica

Imunologia

Imunologia Celular

Imunoquímica

Biologia Molecular

Linhas de pesquisa na Hemominas

Coagulopatias

Hemoglobinopatias

Doenças transmissíveis por transfusão e transplante

Grupos de Pesquisa na Hemominas

Qualidade de Vida em Hematologia e Hemoterapia

Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em HTLV (GIPH) – Fundação Hemominas

Grupo de Estudos do Sangue e Tecidos - GESTEC

Projetos de Pesquisa na Hemominas
  • Influência de polimorfismos em genes de proteínas da coagulação sanguínea na diversidade dos efeitos clínicos da hemofilia A.
  • Avaliação dos fatores clínicos, genéticos e imunológicos relacionados ao desenvolvimento de inibidores de hemofilia.
  • Desenvolvimento e implantação de testes para diagnóstico e acompanhamento especializado de pacientes com doença de von Willebrand.
  • Avaliação de contaminação leucocitária em concentrados de plaquetas e investigação de antígenos plaquetários: aplicação na prática clínica.
  • Estudo de coorte de portadores do vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV- 1/2) - Projeto GIPH 2.
  • Avaliação do perfil clínico hemorrágico de mulheres portadoras das inversões dos introns 1 e 22 do gene do fator VIII.
  • Perfil imunológico de pacientes com anemia falciforme esplenectomizados.
  • Avaliação da saúde sexual de homens adultos com hemofilia.
  • Imunoterapia passiva como terapia alternativa de tratamento de pacientes com forma grave de COVID-19.
  • Avaliação do impacto da pandemia por SARS-CoV-2 no Sistema Hemoterápico Público de Minas Gerais e estudo da infecção viral.

Principais publicações (até três)

FREITAS, S.D.S., REZENDE, S.M., DE OLIVEIRA, L.C., PREZOTTI, A.N.L., RENNI, M.S., CORSINI, C.A., AMORIM, M.V.A., MATOSINHO, C.G.R., CARVALHO, M.R.S., CHAVES, D.G. Genetic variants of gene in type 2 von Willebrand disease. Haemophilia, v. 25, n. 2, p. e78-e85, 2019.

JARDIM, L.L., CHAVES, D.G., SILVEIRA-CASSETTE, A.C.O., SIMÕES E SILVA, A.C., SANTANA, M.P., CERQUEIRA, M.H., PREZOTTI, A., LORENZATO, C., FRANCO, V., VAN DER BOM, J.G., REZENDE, S.M. Immune status of patients with haemophilia A before exposure to factor VIII: first results from the HEMFIL study. British Journal of Haematology, v. 178, p. 971-978, 2017.

MARTINS, M.L.; CHAVES, D.G., SILVA-MALTA, M.C.F., BOLINA-SANTOS, E., BARBOSA-STANCIOLI, E.F., CARMO, R.A. Hepatitis C and history of FVIII inhibitor development in a long-term cohort of Brazilian patients with haemophilia A. Haemophilia, v. 1, p. 1, 2020.

Gestor responsável: Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico