Problema: O vírus linfotrópico das células T humanas (HTLV) é um vírus capaz de causar doenças como a leucemia de células T do adulto (ATL) e a mielopatia associada ao HTLV/paraparesia espástica tropical (HAM/TSP). Estima-se que aproximadamente 5 a 10 milhões de pessoas estejam infectadas com HTLV-1 no mundo (2,5 milhões no Brasil). Resultados indeterminados são o ponto mais desafiador dos testes sorológicos para o HTLV. Dessa forma, diversos estudos estão sendo realizados no mundo na procura por novas abordagens metodológicas para a detecção do HTLV que sejam de execução mais rápida, barata, sensível e específica.

Solução Proposta: A tecnologia proposta trata de uma proteína quimérica contendo epitopos das proteínas p19, gp46 e Tax dos vírus HTLV-1 e HTLV-2, os quais são ligados por conectores flexíveis de aminoácidos, bem como um método de diagnóstico de alta especificidade e sensibilidade, permitindo a detecção de resposta sorológica aos vírus HTLV-1 e/ou HTLV-2 em amostras fisiológicas de organismos infectados, sintomáticos e assintomáticos.

Diferenciais e vantagens: A proteína recombinante quimérica da presente invenção pode ser usada para a preparação de diferentes produtos de interesse das indústrias farmacêuticas e biotecnológicas, especialmente kits para diagnóstico da infecção causada por HTLV (HTLV-1 + HTLV-2). Pode também ser usada para o preparo de composições imunogênicas e biofármacos e como insumo para a produção de anticorpos policlonais e monoclonais.

Estágio de desenvolvimento: Pesquisa.

Inventores:Edel Figueiredo Barbosa Stancioli, Flávio Guimarães da Fonseca, Gabriela de Melo Franco, Marina Lobato Martins de Oliveira.

Propriedade intelectual: Patente depositada (BR 10 2018 012370 0).

Objetivo: Licenciamento.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gestor responsável: Diretoria Técnico-Científica - TEC