Nos últimos anos o termo Qualidade de Vida tem sido explorado intensamente, mas sem haver um consenso de um conceito universal. Qualidade de Vida é uma abordagem ampla que inclui aspectos relacionados à saúde, à doença, educação, tipo de vida, família e comunidade, podendo ser afetada por fatores como nível socioeconômico, desenvolvimento e personalidade do indivíduo.

A partir da década de 70, as técnicas para avaliação da Qualidade de Vida na área da saúde vêm sendo desenvolvidas, uma vez que as taxas de morbidade e mortalidade se mostravam insuficientes para melhor compreensão do processo saúde-doença. Os pesquisadores têm se preocupado mais amplamente com os problemas advindos da cronicidade das doenças e do longo tempo de tratamento. A cronicidade da doença pode resultar em eventos estressantes como sintomas físicos, mudanças no estilo de vida, modificações corporais e mudanças de papéis sociais. As interferências da doença na capacidade física, no trabalho, nas atividades diárias e na autoestima são aspectos significativos que influenciam o modo de vida dos pacientes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) 1995, Qualidade de Vida (QV) é a percepção do indivíduo sobre a sua posição na vida, no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ele vive e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Presentes nessa definição do construto Qualidade de Vida encontram-se os aspectos fundamentais referentes à multidimensionalidade, subjetividade e a presença de dimensões positivas e negativas. Tendo como missão atuar nas áreas de hematologia, hemoterapia, células e tecidos com excelência e responsabilidade socioambiental, produzindo conhecimento e inovação, a Fundação Hemominas possui grande interesse no desenvolvimento de estudos de caracterização da Qualidade de Vida da população assistida. A partir desses estudos, pretende-se entender as necessidades da população e criar políticas públicas de saúde que possibilitem melhora na Qualidade de Vida do público alvo. O grupo de pesquisa atua em parceria entre a Fundação Hemominas e o Centro de Pesquisas René Rachou.

Linha de pesquisa na Hemominas

Líderes do Grupo
Daniel Gonçalves Chaves

Pesquisadores do grupoTitulação
Anna Bárbara de Freitas Carneiro Proietti  Doutorado
Daniel Gonçalves Chaves Doutorado
Márcio Antônio Portugal Santana  Mestrado
Sérgio William Viana Peixoto Doutorado
Stela Brener Vertchenko Mestrado
Sônia Aparecida dos Santos Pereira Mestrado
Tassila Salomon Graduação

Contato do grupo
Telefone:
 (31) 3768-4587
Fax: (31) 3284-9579
Email de contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gestor responsável: Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico