Marina Lobato Martins de OliveiraNome: Marina Lobato Martins de Oliveira

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), com mestrado (ano 1995) e doutorado em Ciências Biológicas pelo Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (ano 2003). Trabalha na Fundação Hemominas desde 1996, onde ocupa o cargo de chefe da Gerência de Desenvolvimento Técnico Científico desde 2005. Atua em pesquisa nas linhas de Virologia Humana, Imunogenética, Biologia molecular e Saúde Pública.

Titulação: Doutorado

Instituição de vínculo: Fundação Hemominas

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1289283285752334

Interesses de pesquisa

Virologia

Doenças transmissíveis por transfusão

Saúde Pública

Biologia Molecular

Microbiologia

Linhas de pesquisa na Hemominas

Doenças transmissíveis por transfusão e transplante

Hemoglobinopatias

Imunohematologia

Transplantes, enxertos e terapia celular

Grupos de Pesquisa na Hemominas

Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em HTLV - GIPH

Grupo de Estudos do Sangue e Tecidos - GESTEC

Projetos de Pesquisa na Hemominas

• Estudo de coorte de portadores do vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV- 1/2) - Projeto GIPH 2.
  • Análise molecular de grupos sanguíneos em doadores de sangue para a identificação de variantes raras.
  • Aplicação da genotipagem RHD para o aumento da segurança transfusional na Fundação HEMOMINAS.
  • Análise da soroprevalência do HTLV-1/2 em doadores de sangue da Fundação Hemominas.
  • Resolução de casos complexos em imunohematologia.
  • Avaliação do impacto da pandemia por SARS-CoV-2 no Sistema Hemoterápico Público de Minas Gerais e estudo da infecção viral.
  • Impacto da COVID-19 nos pacientes com doença falciforme: correlação com os genótipos e gravidade da hemoglobinopatia.

Principais publicações (até três)

MARTINS, M.L., CHAVES, D.G., SILVA-MALTA, M.C.F., BOLINA-SANTOS, E., BARBOSA-STANCIOLI, E.F., CARMO, R.A. Hepatitis C and history of FVIII inhibitor development in a long-term cohort of Brazilian patients with haemophilia A. Haemophilia, v. 26, p. e130-e133, 2020.

MARTINS, M.L., DE FREITAS CARNEIRO-PROIETTI, A.B., NICOLATO, R., DE MIRANDA, D.M., ROMANELLI, L.C.F. HTLV-1 proviral load in cerebrospinal fluid may not be a good marker to differentiate asymptomatic carriers with high proviral load in blood from HAM/TSP patients. Journal of Neurovirology, v. 24, n. 4, p. 432-438, 2018.

SILVA-MALTA, M.C.F., RODRIGUES, D.O.W., CHAVES, D.G., MAGALHÃES, N.N.S., RIBEIRO, M.A., CIOFFI, J.G.M., MARTINS, M.L. Impact of COVID-19 in the attendance of blood donors and production on a Brazilian Blood Centres. Transfusion Medicine, 2020.

Gestor responsável: Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico