Pesquisadores Maria Clara, Daniel Chaves e Marina, da Hemominas

O Serviço de Pesquisa da Fundação Hemominas, em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Aston University (Reino Unido), acaba de publicar um artigo sobre Covid-19 na Infectious Emerging Diseases, um periódico do Center of Disease Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos.

Os pesquisadores participantes avaliaram 7.837 amostras de soro coletadas de doadores de sangue em sete cidades de Minas Gerais, entre março e dezembro de 2020. Nesse momento da pandemia, os testes para detecção da SARS-CoV-2 ainda não estavam amplamente disponíveis no Brasil, e havia uma alta proporção de pessoas assintomáticas ou com sintomas leves e que não foram testadas.

Os dados obtidos com as amostras permitiram aos especialistas estimar a proporção de pessoas que não foram diagnosticadas. Com base nos resultados, foi proposto um modelo matemático que pode estimar as taxas diárias de transmissão de infecções. Eles aplicaram o modelo aos dados encontrados de frequência de doadores com anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 ao longo dos meses analisados e os usaram para estimar a proporção de casos diagnosticados ou não, possibilitando a análise da dinâmica do espalhamento da infecção viral na população ao longo do tempo.

 “Concluímos que as informações sobre a incidência cumulativa de uma doença na população de uma cidade podem ser obtidas por meio de testes de amostras de soro coletadas de doadores de sangue. Nosso método proposto também pode ser estendido à vigilância de outras doenças infecciosas”, explica Daniel Chaves, biólogo e pesquisador da Fundação Hemominas.

Futuramente os especialistas pretendem melhorar a precisão do modelo, introduzindo alterações para levar em conta os efeitos da vacinação, a diminuição da imunidade e o potencial surgimento de novas variantes.

Participaram do estudo os pesquisadores Daniel Gonçalves Chaves, Maria Clara Fernandes da Silva Malta, Maísa Aparecida Ribeiro e Marina Lobato Martins, pela Fundação Hemominas; Ricardo Hiroshi Caldeira Takahashi, Isabelle Rocha de Oliveira e Edel Figueiredo Barbosa-Stancioli, pela Universidade Federal de Minas Gerais; e Felipe Campelo, pela UFMG e Aston University, Birmingham, UK.

Acesse o artigo publicado na Emerging Infectious Diseases
 
Pesquisa na Hemominas
Implantado em 1992, o Serviço de Pesquisa da Fundação Hemominas concentra-se nas áreas da hematologia, hemoterapia, células e tecidos. Em suas unidades, são desenvolvidos projetos de pesquisa que levam à elaboração de teses e dissertações em diferentes áreas do conhecimento, além da produção de artigos científicos e monografias técnicas.

As parcerias e convênios com universidades e instituições de pesquisa no país e no exterior são importantes para essa produção científica, que conta com o financiamento por agências de fomento nacionais e estrangeiras.
 
CDC
O Center of Disease Control and Prevention é um centro norte-americano ligado ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Como agência de proteção à saúde do país, o CDC realiza pesquisas científicas e fornece informações de saúde, respondendo a emergências de saúde pública e desastres naturais, além de monitorar a propagação de doenças perigosas e com risco à vida.
Emerging Infectious Diseases é uma revista especializada de alto impacto científico, publicada mensalmente pelo CDC e de acesso livre.

Aston University
Fundada em 1895 e elevada à universidade desde 1966, a Aston University está localizada em Birmingham, e seu campus abriga todas as instalações acadêmicas, sociais e de acomodação da universidade para seus alunos. A Aston University foi nomeada Universidade do Ano 2020 pelo The Guardian, e o seu programa de MBA em tempo integral foi classificado entre os 100 melhores do mundo no ranking Economist MBA 2021.
 
Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Social: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(31) 99448-3555
 

Gestor responsável: Diretoria Técnico-Científica - TEC