Possui graduação em Ciências Biológicas (2007), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, atua na Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (HEMOMINAS) no Centro de Processamento Celular do Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais (Cetebio). Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de projetos de pesquisa e criopreservação de células progenitoras hematopoéticas para transplante de medula óssea. Principal linha de pesquisa: doença falciforme.

Titulação: Doutorado

Instituição de vínculo: Fundação Hemominas

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8871888336741561

Interesses de pesquisa:

Hemoglobinopatias

Células e Tecidos

Linhas de pesquisa na Hemominas:

Hemoglobinopatias

Transplantes, enxertos e terapia celular

Grupos de Pesquisa na Hemominas:

Grupo de Pesquisa em Hemoglobinopatias - Anemia Falciforme

Projetos de Pesquisa na Hemominas:

Avaliação da modulação dos níveis de Hb F em crianças com anemia falciforme triadas pelo Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais e acompanhadas no Hemocentro de Belo Horizonte da Fundação Hemominas.

Estudo de incidência e história natural da doença falciforme do subtipo Sbeta-talassemia em coorte de crianças triadas pelo Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais e acompanhadas na Fundação Hemominas.

Estudo da prevalência, prevenção e tratamento de microalbuminúria e proteinúria em crianças com anemiafalciforme acompanhadas na Fundação Hemominas.

Caracterização do microbioma em úlcera de perna e análise de biomarcadores inflamatórios em pacientes com doença falciforme.

Comparação da epitelização ou cicatrização das feridas de vítimas de queimadura , cobertas por membrana aminiótica humana por sua face fetal ou coriônica, preservadas a 4ºC em glicerol ou a - 80º C em gliceroal e DMEM.

Avaliar a tendência de prevalência dos marcadores sorológico para doenças infecciosas passíveis de transfusão sanguínea entre doadores de sangue em três hemocentros nacionais: Fundação Pró-Sangue/Hemocentro de São Paulo (FPS/HSP), Hemocentro de Minas Gerais (HEMOMINAS) e Hemocentro de Pernambuco (HEMOPE).

Prevalência, incidência e variantes moleculares do vÍrus HIV em doadores de sangue no Brasil.

Avaliação da influência de caracteríticas das unidades de células progenitoras hematopoéticas provenientes do sangue periférico mobilizado na viabilidade celular pós-descongelamento e no desfecho do transplante de medula óssea de pacientes atendidos pelo Centro de Processamento Celular do Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais.

Estudo longitudianal multicêntrico da doença falciforme - REDSIV-P.

Influência da coleta, do processamento, da criopreservação e do descongelamento na qualidade das unidades de células progenitoras hematopoiéticas provenientes de sangue de cordão umbilical e placentário no Centro de Processamento Celular do Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais.

Principais publicações (até três):

BELISÁRIO, A.R., DE ALMEIDA, J.A., MENDES, F.G., DA SILVA, D.M.M., PLANES, W., REZENDE, P.V., SILVA, C.M., BRITO, A.C., SALES, R.R., VIANA, M.B., SIMÕES E SILVA, A.C. Prevalence and risk factors for albuminuria and glomerular hyperfiltration in a large cohort of children with sickle cell anemia. American Journal of Hematology, v. 95, p. 125-128, 2020.

BELISÁRIO, A.R., VIEIRA, E.L.M., ALMEIDA, J.A., GOMES, F., MIRANDA, A.S., REZENDE, P.V., VIANA, M.B., SILVA, A.C.S.E. Low urinary levels of angiotensin-converting enzyme 2 may contribute to albuminuria in children with sickle cell anemia. British Journal of Haematology, v. 185, p. 133-197, 2019.

REZENDE, P.V., BELISÁRIO, A.R., OLIVEIRA, E.L., ALMEIDA, J.A., OLIVEIRA, L.M.M., MUNIZ, M.B.S.R., VIANA, M.B. Co-inheritance of a-thalassemia dramatically decreases the risk of acute splenic sequestration in a large cohort of newborns with hemoglobin SC. Haematologica, v. 104, p. e281-e283, 2019.

Gestor responsável: Gerência de Desenvolvimento Técnico-Científico