João Francisco doa sangue na sala de coleta do PACE Lavras

Na última quinta-feira, 18 de março, o jovem João Francisco, um dos fundadores do projeto Sou Doador de Vida, fez sua primeira doação de sangue no Posto Avançado de Coleta Externa de Lavras (PACE Lavras). Ele, que acaba de completar 16 anos, comemorou seu aniversário solicitando aos pais a necessária autorização para doar e salvar vidas: “Até ontem, eu conscientizava e mobilizava pessoas quanto a importância da doação regular de sangue. Agora, doei pela primeira vez”, regozija-se.

O projeto Sou Doador de Vida foi lançado em maio de 2018 pelo João Francisco e a irmã, Maria Clara, alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar e escoteiros do 22º Grupo Escoteiro Acauã de Lavras / MG. A ideia, pensada como uma ação dos escoteiros, foi acolhida pelos profissionais do PACE Lavras. “Há quase 3 anos, minha irmã e eu criamos, dentro da Insígnia Mundial de Mensageiros da Paz (projeto escoteiro), o Sou Doador de Vida. Conscientizamos e mobilizamos as pessoas sobre a importância da doação regular de sangue e do cadastro voluntário de doadores de medula óssea”, explica João Francisco. E completa: “O Grupo Escoteiro foi fundamental na minha escolha e missão de fazer e ser a diferença na comunidade onde vivo”.

O gesto de João Francisco vem ao encontro de uma ação que a Fundação Hemominas desenvolve desde 1987: o Programa Doador do Futuro. Alcançando crianças e jovens, o programa atua de forma educativa, desmitificando tabus e crendices sobre o processo e importância da doação voluntária de sangue. A proposta é estimular a consciência e responsabilidade quanto a uma futura atitude e sensibilização para o ato de doar sangue. Preparar os futuros doadores para o exercício da cidadania é um objetivo da instituição.

A Hemominas agradece e parabeniza o jovem pelo trabalho desenvolvido em Lavras. “Hoje, você é um doador de sangue e um exemplo para formar outros jovens”, afirma Elisabeth Santos, captadora de doadores do Hemonúcleo de São João del-Rei, unidade responsável pelas coletas no PACE Lavras.

Montagem composta por oito imagens de João Francisco acompanhado de familiares e amigos.
Familiares e amigos marcam presença para cantar os parabéns pelo aniversário e pela primeira doação do jovem. Imagem: Divulgação Hemominas.
Natalina, mãe do João Francisco, é doadora de sangue e fez sua própria doação ao lado do filho. Além da companhia da mãe e do pai (Sandro), os chefes escoteiros Cristiane, Alex, Carlos, Michele e Eliane (amigas), o avô Chiquito e o tio Gu marcaram presença para cantar os parabéns pelo aniversário e pela primeira doação do jovem. “Foi demais, com a família PACE Lavras torcendo para que tudo desse certo”, afirma João. “E que venham os 18 anos para que eu possa fazer o cadastro voluntário de doador de medula óssea”, conclui.



Como fazer a doação

Os candidatos de 16 e 17 anos poderão doar sangue mediante a apresentação de autorização de responsável legal. É necessária a apresentação de fotocópia do documento de identificação do responsável que autorizou a doação.

Conheça todas as condições e restrições para doação de sangue.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar