Equipe do "Oferta de Amor", que já fez 43 doações - Fotos Oferta de amor

Tudo começou com o gesto de um jovem da igreja Comunidade Cristã Recomeçar, de Contagem, Guilherme Magalhães, que recrutava os potenciais doadores e os levava à Hemominas. Alguns anos depois, Guilherme descobriu-se com leucemia, precisando receber inúmeras bolsas de sangue durante o tratamento, além de realizar o transplante de medula óssea.

Conforme relata Camilla Fontes, líder do Oferta de Amor, projeto criado há quase dois anos pela igreja, “vivemos intensamente a rotina de um paciente que precisava contar com a solidariedade do próximo. Não tem como descrever o sentimento de alegria e gratidão que sentíamos ao saber que havia pessoas que se importavam e estavam ali para doar para ele e para vários pacientes aquilo que eles tinham de mais precioso: a saúde e a vida”.

 

Doadora do grupo e equipe do HJK: a solidariedade da juventude  Foto:  Oferta de Amor
Doadora do grupo e equipe do HJK: solidariedade não tem idade - Foto: Oferta de Amor
Infelizmente, o Guilherme faleceu em 31 de dezembro de 2017, mas o legado e os frutos que ele deixou permanecem: “Em janeiro de 2019, demos continuidade ao que ele começou. O projeto recebeu o nome de Oferta de Amor e desde então organizamos 43 ações, encorajando várias pessoas a doarem pela primeira vez e ainda se tornarem doadoras regulares de sangue”, conta Camilla. O grupo, que hoje reúne cerca de 200 doadores, já realizou mais de 330 doações de sangue e uma média de 90 cadastros de candidatos à doação de medula óssea.

 

A última campanha ocorreu na unidade da Hemominas no Hospital Júlia Kubitscheck (HJK), durante as comemorações do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro. “Mais uma vez fomos muito bem recebidos pela equipe da Hemominas. Recebemos um certificado de Honra ao Mérito em reconhecimento ao trabalho feito por todos os doadores do Oferta de Amor. Obrigada pelo carinho”, rejubila-se Camilla Fontes.

E conclui: “O Oferta de Amor reúne várias pessoas envolvidas em um único propósito: servir ao nosso próximo doando vida e esperança! Nosso desejo é que todas as pessoas tenham a consciência da importância da doação de sangue e cadastro de medula, antes mesmo que algum familiar ou amigo precise. Como o Guilherme dizia,“tudo que temos é empréstimo de Deus a devolver beneficiando o nosso próximo”.

Doadores atentos às normas de segurança quanto à Covid - Fotos: Oferta de Amor
Doadores atentos às normas de segurança quanto à Covid - Fotos: Oferta de Amor

A Fundação Hemominas, e principalmente os pacientes, agradecem e reverenciam atitudes como esta e de todos os demais doadores em favor da doaçao de sangue e medula. E de vidas.

Como resume Ana Célia Milagres, da unidade do HJK: “Tenho o privilégio de poder dizer que sou captadora da Fundação Hemominas HJK, e vivendo esse momento de incerteza com a pandemia, só tenho gratidão ao sentir no olhar dos doadores o gesto de nobreza”.



 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar