A partir desta quarta-feira, 11 de dezembro, a Fundação Hemominas institui um novo horário para cadastramento de candidatos à doação de medula óssea em todas as suas unidades: segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

A redução no horário de atendimento considera o aumento expressivo dos cadastros realizados pela Fundação, até novembro de 2019, já em vias de alcançar o limite que Minas Gerais pode realizar por ano.

Conforme define o Ministério da Saúde (MS) na Portaria de Consolidação nº 04 de 28/09/17, há um número máximo de cadastros de doadores voluntários de medula óssea, por ano, para cada estado da Federação, de forma a garantir a “manutenção regulada do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome)”. Minas Gerais pode realizar até 30.800 cadastros/ano. Com essa iniciativa, o Ministério passou a investir tanto no cadastramento de candidatos nos estados que não têm uma representação significativa no Registro Nacional, quanto na criação de novos leitos hospitalares para a realização do transplante, visto que as duas causas têm que caminhar juntas. Visa, também, atender à expectativa de que seja possível encontrar o doador certo para todo paciente brasileiro que necessitar do transplante de medula óssea.

Cabe informar que o Brasil possui hoje mais de quatro milhões de candidatos à doação de medula óssea cadastrados no Redome, que é o terceiro maior Registro do mundo. Em alguns estados do país, como é o caso de Minas, há um grande número de cadastros, o que pode facilitar a seleção de candidatos compatíveis, em caso de necessidade do transplante de medula por pacientes do estado, uma vez que há uma representatividade genética significativa de nossa população no Redome. Por outro lado, as regiões Norte e Nordeste do país ainda precisam aumentar sua representatividade genética no Registro Nacional.

A Hemominas esclarece, ainda, que a implementação de medidas que controlem o número de cadastros nas Unidades visa garantir a atividade até o final do ano, sem que haja necessidade de suspender totalmente o cadastramento dos potenciais doadores de medula óssea.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar