A primeira unidade a ser beneficiada será o Hemocentro de Belo Horizonte, a partir de janeiro. 

Nos demais ambulatórios da Fundação Hemominas, o prontuário eletrônico será implantado gradativamente até julho deste ano. As próximas unidades a serem contempladas com o novo sistema serão as de Sete Lagoas e Divinópolis.

Prontuário eletrônico vai facilitar o atendimento ambulatorial na Rede Hemominas - Foto: Adair Gomez
Prontuário eletrônico vai facilitar o atendimento ambulatorial na Rede Hemominas - Foto: Adair Gomez

A expectativa é que com o novo sistema os dados dos pacientes cadastrados estejam disponíveis para que, em qualquer unidade da Fundação Hemominas, eles possam estar acessíveis online para o acompanhamento ambulatorial. Esse é um passo importante, pois o maior número de pacientes tratados na Hemominas é de pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias e, portanto, que requerem acompanhamento sistemático, integrado e contínuo.

Atualmente, o prontuário físico (em papel) impõe limitações quando o paciente que é tratado em uma unidade de referência porventura precise de atendimento em outra unidade da Hemominas. Após a implantação desse sistema, o histórico clínico dos pacientes poderá ser acessado em qualquer unidade da Hemominas, trazendo mais agilidade no atendimento.

Inovação
Para o sucesso da utilização do sistema, todos os profissionais do ambulatório e dos laboratórios do Hemocentro de Belo Horizonte – desde a recepção até às especialidades do atendimento multidisciplinar - receberam treinamento. Os laboratórios de hematologia das unidades também vão utilizar o sistema, disponibilizando os resultados de exames e tornando mais ágeis os encaminhamentos internos. O desenvolvimento do software que será implantado nos ambulatórios e laboratórios de hematologia está a cargo da MV Sistemas.

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

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