Mais de 250 pessoas entre doadores, parceiros e funcionários da Hemominas participaram, nesta quinta-feira (22/11) em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, da solenidade oficial em homenagem ao Dia do Doador Voluntário de Sangue, promovido pela Fundação Hemominas. O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25/11) é comemorado em todo território nacional. Neste período, todas as unidades da Fundação Hemominas se organizam para receber os seus doadores de uma maneira diferente e especial.

 

A abertura do evento, que aconteceu no Bellagio Salão de Eventos, contou com as presenças da presidente da Fundação Hemominas, Junia Cioffi; do prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa; do presidente da Câmara de vereadores de Ituiutaba, Carlos Rodrigues de Souza; do secretário Municipal de Saúde, Evandro Toné; dos diretores Técnico-Científico da Fundação Hemominas, Fernando Basques; de Planejamento, Gestão e Finanças, Marcelus Lima; e da gerente do Hemonúcleo Regional de Ituiutaba, Fábia Aidar. Também estava presente a diretora de Atuação Estratégica da Fundação Hemominas, Kelly Nogueira.

A presidente da Fundação, Júnia Cioffi, declarou ser muito bom estar em Ituiutaba comemorando o Dia do Doador Voluntário de Sangue. Ela afirmou que os doadores são realmente pessoas altruístas e que a Hemominas existe graças ao doador voluntário.  Júnia ressaltou que o doador de Ituiutaba tem uma característica fundamental para a Fundação. “Os doadores aqui são constantes. A Fundação Hemominas acredita em vocês e vai inaugurar uma sede maior e com mais estrutura para poder receber doadores e pacientes”, concluiu.

O prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa, cumprimentou e agradeceu o empenho dos doadores, destacando sua importância para a cidade, para a região e para o Estado. “Na Hemominas o sangue é voluntário e de qualidade”, disse.  Ele ressaltou também a importância da construção da nova sede na cidade, que será maior e mais completa.

Belo Horizonte

Na capital, o Hemocentro de Belo Horizonte fez uma programação com muita atividade cultural. Durante toda a semana os doadores foram recebidos com música e shows teatrais. A solenidade de diplomação dos doadores acontece na terça-feira, (27/11), às 19h, na Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, Avenida Brasil, 478. São esperados para a homenagem aproximadamente 250 doadores em todas as categorias.

A Fundação Hemominas diploma os doadores em todo o Estado, entre as categorias Azul, com 10 a 14 doações; Bronze, voluntários que realizaram de 15 a 24 doações; Prata, de 25 a 34 doações; e Ouro, de 35 a 49 doações. Também serão homenageados doadores da categoria Diamante, com 50 ou mais doações.

Gerci Helena Souza é doadora há três anos e para ela doar é algo gratificante.  “Esse gesto pequeno vale muito”. Gerci ainda deixou um recado para aquelas pessoas que têm receio em fazer a doação.  “As pessoas tem que pensar além, pois o sangue é muito importante. É uma picadinha que salva vidas”, finalizou sorrindo. 

Agência Minas, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais  no Flickr.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar