Implantado em novembro de 2021, o Biobanco da Fundação Hemominas está disponível para armazenamento de amostras biológicas humanas como soro, plasma, DNA de células e DNA/RNA livre no plasma.

Inicialmente, estão sendo coletadas amostras de sangue cedidas voluntariamente por doadores de sangue aptos na triagem clínica e sorológica do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH). O material coletado é processado em diferentes tipos de amostras, conservado e catalogado com informações associadas sobre o indivíduo que cedeu a amostra, como sexo, idade, grupo sanguíneo, etc, com o objetivo de ser utilizado em pesquisas futuras.

Amostras de doadores de sangue podem ser usadas em diferentes tipos de pesquisas, geralmente como grupo controle ou negativo, por representarem uma população saudável. São também essenciais nos estudos de desenvolvimento e validação de testes diagnósticos e podem ser importantes em investigações futuras de novas epidemias ou doenças reemergentes. Portanto, têm grande potencial de uso pela própria instituição, outras instituições e empresas.

Os biobancos, ao organizarem coleções com um grande número de amostras bem caracterizadas, permitem aos pesquisadores terem acesso imediato a coleções que poderiam levar anos para serem obtidas a partir unicamente de coletas realizadas em projetos de pesquisa.  Por isso mesmo, são um recurso valioso para a investigação em saúde pública.

Futuramente, o objetivo da equipe multidisciplinar do Serviço de Pesquisa da Hemominas que operacionaliza e gerencia o Biobanco, é expandi-lo com novas coleções, incorporando amostras cedidas por pacientes acompanhados nos ambulatórios da Hemominas e também cedidas por outros participantes de pesquisas que foram ou estão sendo desenvolvidas na instituição. Quanto mais diversidade de coleções, maior o potencial de uso para investigação sobre causas e mecanismos de doenças, biomarcadores de susceptibilidade e proteção a doenças, testes diagnósticos, entre outros estudos.

Em operação segundo as normas do Conselho Nacional de Saúde, o Biobanco atualmente está instalado nas dependências do Serviço de Pesquisa, no Hemocentro de Belo Horizonte. Em breve, a Fundação Hemominas disponibilizará informações sobre como os pesquisadores poderão ter acesso às amostras armazenadas no local.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar