Nessa quarta-feira, 9/3, a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, acompanhada da diretora Técnica, Maísa Ribeiro, e da gerente de Supervisão e Acompanhamento, Maria José Trancoso, se reuniram com a prefeita de Contagem, Marília Campos, e com o secretário de Saúde, Fabrício Simões, para tratarem da parceria entre as instituições para a implantação de um Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) no município. 

A reunião, proposta pela Prefeitura, veio num momento propício, no qual a Hemominas busca expandir a construção dos PACEs e dessa forma, ficar ainda mais próxima dos cidadãos. “Contagem tem uma população que já é doadora, mas que acaba tendo que sair do município para doar na capital. Com o posto de coleta local, acreditamos que mais pessoas conseguirão doar sangue. Já temos uma parceria com o Hospital Municipal de Contagem, em que cedemos alguns insumos e equipamentos, sendo perfeitamente possível a implantação de um posto de coleta aqui. Vai ser bom para a Hemominas, para o município e principalmente para os doadores”, afirma a presidente da Fundação, Júnia Cioffi.

A prefeita Marília Campos concorda que a parceria só vai trazer benefícios. “Nós estamos tomando as providências necessárias para que isso aconteça. Vamos ter estoque de sangue para a nossa população quando precisar e, quem sabe, até transferirmos para outros lugares que não tiverem condição de coletar. Contagem será uma referência regional”. 

Posto Avançado de Coleta Externa - PACE

Instituído através de uma parceria oficializada com a assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura, o PACE tem uma estrutura semelhante à de uma Unidade de Coleta da Hemominas.

A Fundação Hemominas é pioneira no Brasil neste tipo de modalidade de realização de coleta de sangue. Inspirado no modelo francês, o PACE é um tipo de construção prevista na legislação brasileira e pode ser implementado em municípios com mais de 50 mil habitantes, localizados, no máximo, a 150 km da unidade da Hemominas de referência, e que tenha uma estrutura hospitalar que justifique a demanda por sangue.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar