A imagem mostra o equipamento PK7300

Durante a semana de 10 a 13/08, o Hemocentro de Belo Horizonte recebeu o consultor cientifico norte-americano Jonathan Robinson para o treinamento de 10 servidores que operam o equipamento PK7300, utilizado na triagem de imuno-hematologia de doadores para os Grupos ABO/Rh e Fenotipagem.

No laboratório de Imuno-hematologia da Fundação Hemominas são realizados, entre outros exames, os testes de classificação sanguínea, isto é, classifica o sangue doado para utilização nas transfusões de acordo com o grupo sanguíneo.

Com os recursos do PK7300 é possível analisar, de forma rápida, grandes volumes de amostras, o que irá aumentar a capacidade operacional da Central. No Brasil, somente a Fundação Hemominas e o HEMOPE (Pernambuco) possuem esse equipamento.

De acordo com o biomédico Dirceu Albino, da Gerência de Laboratórios da Fundação Hemominas, o treinamento irá possibilitar o aproveitamento do equipamento em sua capacidade máxima, utilizando todos os recursos de softwares e hardware disponíveis para garantia da qualidade dos testes processados durante as rotinas. Além disso, irá capacitar os operadores na resolução de problemas cotidianos, garantindo maior fluidez na realização dos testes no laboratório de imuno-hematologia do doador.

Os servidores conheceram todas as funcionalidades do equipamento PK73A00 durante as aula práticas. Crédito: Adair Gomez

Inicialmente, apenas dois servidores seriam treinados presencialmente nos EUA, no laboratório da empresa fabricante do equipamento. Devido à pandemia e às restrições impostas, o treinamento, previsto em contrato, precisou ser prorrogado. Com a flexibilização da entrada de estrangeiros no Brasil, foi possível realizá-lo na capital mineira, o que possibilitou a ampliação do número de profissionais capacitados.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar