fotos dks participantes da reunião do Conselho Curador - maio 2021 - Fotos: Adair Gomezo

Nesta quarta-feira,19/05, foi realizada a reunião dos representantes do Conselho Curador da Fundação Hemominas para apresentação e aprovação da prestação de contas referente ao ano de 2020.

Júnia Cioffi, presidente da Hemominas e secretária executiva do Conselho Curador, iniciou o encontro dando boas-vindas aos novos conselheiros, nomeados recentemente para o período 2021-2022. Ela agradeceu aos que aceitaram o convite para integrar o Conselho e apresentou brevemente o histórico profissional de cada um.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vítor, destacou a parceria da secretaria com a Fundação Hemominas e acrescentou que a instituição tem um papel relevante na assistência à saúde em Minas Gerais. Ele elogiou o trabalho desenvolvido, principalmente durante a pandemia.

Júnia Cioffi iniciou a apresentação esclarecendo os serviços e processos da Fundação, especialmente para os conselheiros que estavam participando da reunião pela primeira vez. Em seguida, foram expostos os resultados de 2020, segundo os objetivos estabelecidos pelo Mapa Estratégico da Hemominas. A presidente salientou a questão do pagamento das dívidas em atraso que, no início de 2020, somavam cerca de 40 milhões e que foram quitadas ao longo do ano.

Projetos estratégicos: os rumos da Fundação até 2024 - Fotos: Adair Gomez
Projetos estratégicos: os rumos da Fundação até 2024 Fotos: Adair Gomez

Outro ponto abordado foi a diminuição nos números de candidatos à doação de sangue e de bolsas coletadas, por conta da pandemia, mas que isso não comprometeu o fornecimento de hemocomponentes para os hospitais e assistências conveniados. A pandemia também acarretou uma redução na captação do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) e um atraso no início da realização de testes de Histocompatibilidade (HLA) para transplantes de órgãos sólidos pela Hemominas. Por outro lado, a instituição auxiliou a Funed na análise de cerca de 15 mil testes de pacientes suspeitos de Covid-19 em Minas Gerais.

Quanto às ações estratégicas já concluídas, foram destaques a implantação do Plano de Integridade, a consolidação da Hemominas como ICT (Instituição de Ciência e Tecnologia); os projetos de educação permanente e a criação da Central de Imuno-hematologia.

Em seguida, Júnia Cioffi ressaltou o trabalho feito pelo Comitê de Contingências da Hemominas que foi muito demandado ao longo da pandemia. Por meio do Comitê, foram emitidos vários boletins com orientações técnicas e administrativas aos servidores, principalmente àqueles que trabalham presencialmente. Ela também lembrou os projetos de pesquisa desenvolvidos em 2020, relacionados à Covid-19.

Entre as dificuldades apontadas, a demora na recomposição do quadro de pessoal e a necessidade de adequação da infraestrutura física das unidades que têm impactado diretamente na produção e desempenho das áreas administrativa e técnica. Por sua vez,   Regina de Souza, representando a Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças, apresentou o relatório de gestão financeira relativa a 2020.

Aprovação

Conselho Curador: aprovação de contas, impactos da pandemia e perspectivas pautaram a reunião – Fotos: Adair Gomez
Conselho Curador: aprovação de contas, impactos da pandemia e perspectivas pautaram a reunião – Fotos: Adair Gomez

Apresentadas as contas, a auditora seccional da Hemominas, Lucimara Ribeiro, falou sobre a recomendação da Auditoria pela regularidade das mesmas. Após seu parecer, os membros do conselho foram convidados a fazer suas considerações. O Conselho decidiu pela aprovação da prestação de contas, que após os trâmites administrativos, será enviada ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. O TCE realiza a análise das prestações de contas dos órgãos do estado por meio de amostragem.

Em seguida, os conselheiros foram convidados a apreciar outros assuntos, como o regimento interno do Conselho Curador; a proposta de revisão da instrução normativa sobre a Política de Pesquisas, Inovações Tecnológicas e Proteção da Propriedade Intelectual, e a revisão da tabela de custos dos hemocomponentes. Kelly Nogueira, diretora de Gestão Institucional, falou sobre a proposta de manutenção da atual tabela e sobre a criação de um incentivo aos hospitais que adotarem a metodologia PBM (Patient Blood Management = Manejo Transfusional do Paciente), que visa a otimizar o uso dos hemocomponentes. Essa metodologia determina a transfusão como alternativa e não como procedimento padrão, preconizando o uso racional dos hemocomponentes, de forma a preservar o paciente das possíveis reações transfusionais e, consequentemente, economizando recursos para os hospitais e para o SUS.

Após a aprovação das propostas apresentadas pelos conselheiros, a presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, agradeceu a participação e disponibilidade de todos e encerrou a reunião manifestando o prazer que sente em conduzir a instituição. “Tudo só é possível pelo comprometimento dos nossos servidores. Parabenizo e agradeço a dedicação e responsabilidade de todos”, finalizou.

Secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, e a presidente da Fundação, Júnia Cioffi: instituições são parceiras na assistência à saúde em Minas - Fotos: Adair Gomez
Secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, e a presidente da Fundação, Júnia Cioffi: instituições são parceiras na assistência à saúde em Minas - Fotos: Adair Gomez

Entre os membros do Conselho, participaram da reunião: o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vítor, e a presidente da Hemominas e secretária executiva do CC, Júnia Guimarães Mourão Cioffi. Entre os membros designados, estiveram presentes o representante da Fapemig, Rafael Marques Pessoa; da Secretaria de Estado de Fazenda, Vanessa Cristina Fernandes Leonel e Elisa Vieira Marques Brigagão Dias.

Participaram também os seguintes membros convidados: as representantes da UFMG, Fabiana Chagas Camargos Piassi e Camila Silva Peres Cancela; a representante do Conselho Regional de Medicina, Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos; com notória experiência em Administração, Juliano Fisicaro Borges; com notória experiência em saúde, Benigna Maria de Oliveira; as representantes dos servidores da Hemominas, Daniela de Oliveira Werneck Rodrigues e Iara Machado Avelar; as representantes dos pacientes e doadores, Cristina Márcia da Fonseca e Elci Jaques Barbosa Galvão.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar