Imagem da tela da videoconferência do Conselho Curador, realizada no dia 2 de julho de 2020.
A reunião do Conselho Curador para prestação das contas de 2019 foi realizada por videoconferência. Fotos: Isabela Muradas
Nesta quinta-feira (2/7) teve lugar a reunião dos representantes do Conselho Curador da Fundação Hemominas para apresentação e aprovação da prestação de contas referente a 2019.

Júnia Cioffi, presidente da Hemominas e secretária executiva do Conselho Curador, iniciou o encontro afirmando que a instituição conseguiu manter o atendimento, mesmo com as dificuldades financeiras. Ela elogiou o comprometimento de todos os servidores com o trabalho: “São pessoas diferenciadas, que querem ajudar a instituição e que se desdobram para isso”.

A presidente ressaltou a importância das ações de captação de doadores divulgadas nas mídias digitais, que ajudaram na manutenção dos estoques de sangue. Salientou, ainda, a participação de servidores da Hemominas junto à Secretaria de Saúde e Funed, na realização dos testes para detecção do Covid-19 em Minas Gerais. Em seguida, ela apresentou brevemente a Fundação Hemominas para os conselheiros que estavam participando da reunião pela primeira vez.

Em sua exposição, Cioffi mostrou os resultados de 2019, a partir dos objetivos estabelecidos pelo Mapa Estratégico da Hemominas, como o percentual de satisfação dos doadores e de contratantes. Outra abordagem foi a diminuição nos números de candidatos à doação de sangue e de bolsas coletadas, o que foi compensado pelo aumento na produção de hemocomponentes.

Em relação aos projetos estratégicos, foi explicado o atual momento do projeto de regionalização da produção de sangue nas unidades. Também mereceu destaque o trabalho do Cetebio que conseguiu atender 100% da demanda relativa ao Banco de Medula Óssea, assim como a demanda para o Banco de Sangue de Cordão Umbilical. Quanto às demais ações realizadas, foram apontados os investimentos para atualização do parque tecnológico e a plataforma de Educação a Distância, que está atendendo a servidores da instituição e a profissionais de saúde de todo o país.

Entre as dificuldades citadas, a saída de profissionais e a recomposição do quadro de pessoal que têm impactado diretamente na produção e desempenho das áreas administrativas e técnicas. ”Aos poucos temos conseguido diminuir esse déficit. Sabemos que o processo não é tão rápido quanto gostaríamos”, lamentou. Júnia informou que a Fundação Hemominas participou de um projeto-piloto da Seplag para dimensionamento da necessidade de recomposição da força de trabalho. Outra questão apontada foi a dificuldade na adequação de infraestrutura física das unidades, ocasionada por atrasos na aprovação e execução das obras, a falta de recursos financeiros e a desistência das empresas contratadas.

Em 2019, devido às dificuldades financeiras no governo estadual, a Hemominas teve sua estabilidade financeira comprometida, pois a verba recebida corespondeu  a 30% do gasto mensal. Para compensar, foi feito um contingenciamento de gastos em todos os setores. A diminuição da verba também ocasionou alguns contratempos junto aos fornecedores, devido ao atraso nos pagamentos.

Após a apresentação das contas, a auditora seccional da Hemominas, Lucimara Ribeiro, atualizou os conselheiros sobre as recomendações feitas na prestação de contas da última reunião: das 16 recomendações, 1 foi reconsiderada, 10 já foram implementadas e 5 estão em curso. Em relação à prestação de contas de 2019, a recomendação da Auditoria foi pela regularidade das contas, com algumas pendências para as quais foram emitidas recomendações. Após o parecer da auditora, os membros do conselho teceram suas considerações.

O conselheiro Marcos Borato Viana, parabenizou os servidores pelo trabalho e pela capacidade de vencer as dificuldades”. Ele também elogiou a Hemominas pela atuação exemplar e por ter conseguido manter a confiança dos fornecedores em relação aos pagamentos.

O representante da Secretaria de Estado de Fazenda, Silvestre Dias, concordou e também elogiou os funcionários pelo empenho demonstrado: “A Hemominas é uma instituição de grande importância para a sociedade. É um exemplo de gestão”, disse o conselheiro.

Os conselheiros Paulo Sérgio Beirão e Fernando Antônio Sette concordaram que osresultados foram surpreendentes diante do cenário de dificuldades enfrentadas. “A Hemominas tem conseguido mostrar ao governo o importante trabalho para aqueles que não conheciam o potencial da instituição”, ressaltou Fernando Sette.

João Márcio Pinho, representante do Secretário de Estado da Saúde, elogiou o formato da apresentação. “Os relatórios são oportunidades de melhoria. Eles nos mostram que os processos e informações estão bem consolidados”.

Luciana Dias, representante dos funcionários, falou um pouco sobre a própria experiência no trabalho e sobre o comprometimento de todos os colegas diariamente. Ela também ressaltou as potencialidades de muitos servidores, que precisam ser incentivadas e aproveitadas. “Temos muita gente com conhecimento e capacidade para contribuir bastante com o trabalho da Hemominas”.

Imagem da tela da reunião virtual, mostrando as ações estratégicas desenvolvidas durantes 2019..
Na reunião virtual foram mostradas as ações estratégicas desenvolvidas durante o ano. Fotos: Isabela Muradas
Entre os membros do Conselho, participaram da reunião: o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde, João Pinho, representando o secretário, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, além dapresidente da Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi. Entre os membros designados, estiveram presentes o representante da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, e da Secretaria de Estado de Fazenda, Silvestre Dias. Presentes, ainda, os seguintes membros convidados: a representante da UFMG, Rachel Aparecida Ferreira Fernandes; com notória experiência em Administração, Fernando Antônio França Sette Pinheiro; com notória experiência em saúde, Marcos Borato Viana; dos servidores da Hemominas, Luciana da Conceição Dias; a representante dos pacientes, Maria Zenó Soares da Silva.

No enceramento, a presidente da Hemominas agradeceu a participação e disponibilidade de todos e informou que será encaminhado um ofício ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). O Tribunal faz a análise das prestações de contas dos órgãos do estado por meio de amostragem.
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar