Dirceu Albino faz palestra para alunos de biomedicina da Fumec

Cursando o primeiro período da graduação, cerca de 20 alunos de biomedicina da Universidade Fumec estiveram no Hemocentro de Belo Horizonte, na quinta-feira (17).

De acordo com o biomédico Dirceu Albino, “os profissionais da biomedicina podem atuar em todos os processos relacionados à hemoterapia, exceto o ato transfusional”. Entre os processos do Ciclo do Sangue que podem contar com servidores desta área, inclui-se a captação de doadores, triagem clínica, coleta, produção e fracionamento, controle de qualidade, estocagem, distribuição, transporte e também atuação nas agências transfusionais.

Na Central Sorológica, o biomédico pode acompanhar a rotina de trabalho, liderar equipe e liberar resultados de testes. Pode também atuar no laboratório NAT, onde são realizados os testes de Ácido Nucleico, para detecção de agentes químicos capazes de desenvolver doenças, sobretudo dos vírus HIV e da hepatite C. O NAT realiza teste de amplificação dos ácidos nucleicos de forma sensível, capaz de detectar o vírus antes da produção de anticorpos. Com isso, a detecção ocorre em períodos menores do que testes convencionais.

Ao final, os estudantes, acompanhados pela professora Adriana dos Santos, participaram de um Hemotur para conhecer todo o processo do Ciclo do Sangue.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar