Júnia Cioffi, presidente da Hemominas, fez a abertura da solenidade de lançamento da plataforma EAD
Nesta quarta-feira (7), em Belo Horizonte, a Hemominas fez o lançamento oficial da sua plataforma de educação à distância

“Essa modalidade vem ampliar nossa capacidade de difusão do conhecimento para o público interno, além de ajudar na capacitação dos profissionais da área de saúde pública de Minas Gerais”, explicou a presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, na abertura da solenidade de lançamento do ambiente virtual EAD.

Ela explicou que oferecer educação à distância era uma proposta que já estava sendo trabalhada há algum tempo. Em 2018, foi instituída a Política de Gestão do Conhecimento da Fundação Hemominas, no intuito de proteger todo o conhecimento produzido na instituição. A partir daí, iniciaram-se os trabalhos para formatar a plataforma de EAD. Para auxiliar no processo de desenvolvimento do projeto, foi firmada uma parceria com a Prodemge, que já desenvolve ambientes de aprendizagem virtual para outras instituições.

Segundo Júnia Cioffi, a utilização da modalidade EAD é vantajosa em vários sentidos, dentre eles, a facilidade de acesso, já que o treinamento será realizado na localidade em que o profissional atua. Além disso, há a flexibilidade de tempo, pois o aluno tem o controle do horário de acesso e duração dos cursos.

Wagner Gomes Gonçalves, superintendente de Sistemas Especializados da Prodemge, lembrou que a redução de custos também é uma importante vantagem em se utilizar o ambiente de aprendizagem virtual. “Essa iniciativa da Hemominas vai ao encontro do projeto de estado eficiente, já que se reduz substancialmente os gastos com treinamentos mantendo-se a qualidade”. Ele comemorou a parceria entre as instituições, lembrando que os temas de educação e saúde precisam sempre caminhar juntos.

Lílian Patrícia, gerente de Educação à Distância da Prodemge, se mostrou feliz em realizar esse projeto junto à equipe da Hemominas. “Espero que seja o início de vários outros trabalhos que virão”. Ela explicou que a estruturação de um curso à distância é bastante complexo, mas que todos estiveram muito empenhados. “Foi bonito ver o esforço e a dedicação que cada um colocou nesse projeto”, elogiou.

A gerente informou que a plataforma oferece diversos recursos lúdicos, como infográficos, games e vídeo-aulas, de acordo com o público de cada curso. “Foi feita uma “personalização” da plataforma, o que permitiu valorizar a identidade da Fundação Hemominas”, acrescentou. 
Equipe que devenvolveu o projeto de Educação à Distância da Hemominas durante o lançamento da plataforma.
Equipe que devenvolveu o projeto de Educação à Distância da Hemominas durante o lançamento da plataforma. Crédito: Adair Gomez


Palestra

O subsecretário de Inovação e Logística em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Rafael Maia Nogueira, foi convidado a fazer uma breve palestra com o tema “Desafios da Educação à Distância”. De acordo com o subsecretário, a educação a distância desenvolveu-se para atender às novas demandas que surgiram no mercado de trabalho e à mudança no perfil dos servidores e da sociedade.

Maia destacou que a EAD permite a economia de recursos ao acabar com a necessidade de deslocamentos físicos para que os servidores possam ser treinados, mas exige proatividade e autonomia dos alunos.

Entre os desafios dessa modalidade, ele citou o de oferecer conteúdos de qualidade, para estimular o interesse e a continuidade do aprendizado. “Os conteúdos devem ser pensados e desenvolvidos levando em conta não só o mapeamento de competências necessárias a cada atividade, mas juntamente com as demandas da sociedade”, ponderou.

Cursos

Os cursos deverão estar disponíveis a partir do próximo mês. O primeiro curso será o Treinamento Introdutório, exclusivo para o público interno. Ao longo do semestre, outros cursos serão disponibilizados para o público externo especializado, como o curso “Capacitação em Doença Falciforme” e “Capacitação de profissionais para atuação nas Agências Transfusionais e Assistências Hemoterápicas”.

Manuela Motta, do Serviço de Treinamento e Desenvolvimento da Hemominas, lembrou que o treinamento introdutório disponibiliza toda a história e os processos de trabalho da Fundação, e que todos os servidores terão a possibilidade de fazê-lo. Ela destacou também outro ganho dos servidores com a implantação da EAD: serão disponibilizados, no ambiente de aprendizagem virtual, cursos do pacote Office, cedidos pela Prodemge (em parceria com a Microsoft).

Para conhecer o Ambiente de Educação à Distância da Fundação Hemominas, é preciso acessar o endereço eletrônico: ead.hemominas.mg.gov.br Em computadores, é indicado utilizar os navegadores Chrome ou Mozilla para realizar os cursos, que também poderão ser acessados por dispositivos móveis, como celulares e tablets.



Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar