Após a aprovação da Prestação de Contas do Exercício Financeiro de 2018 pelo Conselho Curador da Fundação Hemominas, o dossiê é encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

A reunião dos representantes do Conselho Curador da Fundação Hemominas ocorreu no auditório do prédio anexo da Administração Central, na avenida Carandaí, em Belo Horizonte. O objetivo do encontro, em 24 de maio, foi apresentar e aprovar a prestação de contas da instituição referente ao exercício de 2018.

Júnia Cioffi, presidente da Hemominas e secretária executiva do Conselho Curador, iniciou a reunião afirmando que a instituição conseguiu crescer mesmo com as dificuldades financeiras. Informou sobre o lançamento do Plano de Integridade da Fundação e sobre a condecoração da instituição com o Troféu Alferes Tirandentes. Explicou inclusive sobre as dificuldades enfrentadas junto aos fornecedores, devido ao atraso nos pagamentos.

Em seguida, iniciaram-se as apresentações dos resultados atingidos no ano anterior. A diretora de Atuação Estratégica Kelly Nogueira, explicou a estrutura orgânica da instituição. Abordou a gestão estratégica, realizada por meio dos manuais e procedimentos operacionais padrão disponibilizados no sistema Strategic Adviser (SA). A certificação do Hemocentro de Belo Horizonte pela AABB foi considerada um resultado importante para o Programa de Qualidade institucional. De acordo com Nogueira, o próximo objetivo é preparar o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário, que é parte do Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio) e as demais unidades da Hemominas para a certificação.

Com relação aos projetos estratégicos desenvolvidos entre os anos de 2016 e 2020, Kelly citou a implantação do programa do Ciclo do Sangue, a adequação de infraestrutura física das unidades, a Gestão do Conhecimento com a implementação da plataforma de ensino à distância. Apontou algumas dificuldades na execução dos projetos propostos, como os atrasos na aprovação e execução das obras, a falta de recursos financeiros, a desistência das empresas contratadas.

A diretora Técnico-científica Maísa Aparecida Ribeiro apresentou a estrutura orgânica da diretoria a qual é responsável. Como objetivos estratégicos, apresentou resultados de 2016 a 2018 com relação a alguns indicadores vinculados à área, como o percentual de satisfação dos doadores e pacientes ambulatoriais. Como projetos estratégicos, citou a implantação do sistema do Ciclo do Sangue e a regionalização da produção de sangue nas unidades.

Diretoria de Planejamento Gestão e Finanças apresentou dados com relação a execução financeira referente ao último ano. A responsável pele setor de Contabilidade da Fundação Hemominas Mírian Sá, informou que os gastos da instituição estão cerca de 40% menores que os de outros órgãos.

Entre os membros do Conselho, estiveram na reunião, o Secretário de Estado Adjunto de Saúde, Bernardo Luiz Fornaciari Ramos, representou o presidente, que é o secretário de Estado de Saúde (em exercício), Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, e a presidente da Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi, que tem o papel de secretária executiva. Entre os membros designados, compareceram o representante da Fapemig, suplente Rafael Marques Pessoa, ocupando a cadeira de Paulo Sérgio Lacerda Beirão; da Secretaria de Estado de Fazenda, Silvestre Dias; da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Otávio Martins Maia. Compareceram os seguintes membros convidados: a representante da UFMG, Rachel Aparecida Ferreira Fernandes; com notória experiência em Administração, Fernando Antônio França Sette Pinheiro; do Conselho Regional de Medicina, Regina Fátima Barbosa Eto; dos servidores da Hemominas, Luciana da Conceição Dias; e a representante dos pacientes, Maria Zenó Soares da Silva.

Após a aprovação da Prestação de Contas do Exercício Financeiro de 2018 pelo Conselho Curador da Fundação Hemominas, o dossiê é encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). O TCE realiza a análise das prestações de contas dos órgãos do estado por meio de amostragem. A última prestação de contas da Fundação Hemominas selecionada para análise do Tribunal foi referente ao exercício de 2016. O documento foi aprovado sem ressalvas.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar