equipe do Núcleo ambiental da Fundação

Fiel ao pressuposto constante em sua missão – atuar com excelência e responsabilidade socioambiental nas áreas de hematologia, hemoterapia, células e tecidos -, a Fundação Hemominas constituiu, no ano 2000, o Núcleo Ambiental da instituição – o NAFH.

Desde então, o Núcleo - cuja abrangência alcança todas as 24 Unidades Regionais implantadas no estado - tem investido em ações relacionadas ao gerenciamento de resíduos, controle de insumos e questões que interferem na responsabilidade ambiental da Fundação, privilegiando os aspectos técnicos e científicos dos mesmos.

Aliar a segurança do doador, do paciente e servidores a posturas ambientais de referência é a preocupação maior. Assim, as atividades perpassam questões como a padronização de saneantes, equipamentos e acessórios de limpeza. E encontrar produtos e equipamentos que não comprometam o meio ambiente é um desafio. Dessa forma, ainda em março de 2012, a Fundação implantou um novo sistema padronizado para limpeza e desinfecção de superfícies (piso, bancadas de laboratórios, paredes, teto, mobiliários etc.). Tal mudança proporcionou diversos benefícios que envolveram a redução do consumo de insumos, evitando-se a produção desnecessária de resíduos e o desperdício de água e energia, preservando-se a saúde das funcionárias da limpeza.

Iniciativas mais recentes do Núcleo Ambiental visam à regularização ambiental do Hemocentro de Juiz de Fora e demais unidades, a atualização e análise dos Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS, bem como o aperfeiçoamento do programa Produção + Limpa.

Outras propostas incluem: redução de consumo de insumos; redução de custos com o descarte dos resíduos; processo de renovação do Termo de Cooperação com a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE ) para destinação final dos resíduos recicláveis gerados nas unidades da região metropolitana de BH; encaminhamento das embalagens de ponteiras do laboratório NAT para a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), para plantio de mudas e envio às cooperativas rurais.

Segundo a coordenadora do NAFH, Isabelli Magno de Paula Vasconcelos, a busca da sustentabilidade requer o apoio de todos e, nesse sentido, o treinamento e mobilização dos servidores são essenciais para que a produção e preservação de vida na Hemominas ocorram da forma mais consciente e responsável possível.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar