A Fundação Hemominas, na pessoa de sua presidente Júnia Guimarães Mourão Cioffi e demais servidores, lamenta a morte do Professor Dr. Celso Bianco, figura de grande destaque na área da hemoterapia no Brasil e no mundo.

Dr. Bianco dedicou sua vida aos estudos e pesquisas, realizando importantes ações relacionadas à medicina transfusional. Com mais de duzentos trabalhos publicados ao longo de sua trajetória profissional - que inclui patentes como inventor -, seu perfil como educador sempre visou ao desenvolvimento técnico-científico, extrapolando fronteiras e influenciando diretrizes na área da hemoterapia em que a preocupação com o paciente foi a tônica constante. Médico brasileiro radicado nos Estados Unidos, o professor foi coordenador do Comitê de Acreditação AABB/ABHH e presidente da International Society of Blood Transfusion (sigla ISBT – Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue) e ex- diretor do New York Blood Center. 

Em 2015, Celso Bianco foi homenageado durante o Congresso GCIAMT (Grupo Cooperativo Ibero-americano de Medicina Transfusional), evento sediado em Belo Horizonte, Minas Gerais, promovido pela Fundação Hemominas. Na oportunidade, ele recebeu a placa de reconhecimento da presidente do Grupo, Graciela González; da presidente da Fundação Hemominas e presidente do Congresso GCIAMT 2015, Júnia Cioffi, e da então assessora para assuntos internacionais da Fundação Hemominas, Anna Bárbara Proietti. No evento, responsável pela palestra inaugural, o doutor destacou os benefícios e riscos da transfusão de sangue, a partir de dados atualizados de estudos realizados nos Estados Unidos.

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar