Palestrante  Vanessa Almeida ministra treinamento.

A Fundação Hemominas promoveu, na manhã de terça-feira (21), no auditório do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), uma oficina de elaboração de projetos de pesquisa para o setor da saúde, dirigida a servidores da instituição. A atividade concluiu treinamentos realizados em quatro etapas, nos dias 25/08, 18/09, 23/10 e 20/11, sobre os temas introdução, pesquisa, estudos e estruturação de trabalhos acadêmicos (pré-projeto).

Referindo-se à finalidade do evento, a Dra. Maria Clara Fernandes, coordenadora do Núcleo de Inovações Tecnológicas e de Proteção ao Conhecimento da Fundação Hemominas (INOVHEMOS), explicou: “O treinamento foi desenvolvido na forma de uma oficina, na qual os participantes tiveram a oportunidade de elaborar projetos de pesquisa em suas áreas de interesse, mas todas elas voltadas à área de atuação da Hemominas. Dessa forma, foram propostos projetos de pesquisa com potencial para melhorar o atendimento aos doadores de sangue e aos pacientes dos ambulatórios da Fundação”.

A professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dra. Vanessa de Almeida Guerra, orientou os participantes quanto aos projetos apresentados. Ela avaliou os encontros como positivos para incentivar os pesquisadores quanto ao foco no desenvolvimento de processos, produtos e serviços da saúde. “O treinamento possibilitou que esses servidores desenvolvessem projetos de pesquisa com potência para resolver ou amenizar esses problemas da instituição. Para os próximos encontros, sugiro que, em vez de serem quatro encontros, possa se expandir para mais um dia para aprimorar a introdução das pesquisas” disse.

Participaram do treinamento, por meio de vídeoconferência, o Hemocentro Regional de Montes Claros, Hemocentro Regional de Juiz de Fora, Hemocentro Regional de Uberaba, Hemocentro Regional de Uberlândia, Unidade de Coleta de Betim e CETEBIO.

O treinamento teve uma grande procura por parte dos servidores e já existem inscritos na lista de espera. Desta forma, a Fundação Hemominas está trabalhando para viabilizar a abertura de novas turmas. Para isso, iremos considerar as avaliações dos servidores para aproximar ainda mais o conteúdo do curso à expectativa dos servidores que desejam desenvolver projetos de pesquisa.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar