Servidores participam da reunião no HBH

O auditório do Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) recebeu na manhã desta quinta-feira, 22, mais uma edição da reunião bimestral da direção superior com os servidores.

 

O encontro, que é aberto a todos os servidores da instituição, aconteceu presencialmente no auditório e foi transmitido por videoconferência para todas as unidades da rede.
A presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, iniciou a reunião falando aos servidores das novidades e dos trabalhos realizados pela fundação nas últimas semanas. A presidente apresentou aos servidores a nova responsável pela Assessoria Comunicação Social, Luzineide Oliveira Mendes. A servidora, que é do quadro efetivo de servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, substituiu Regina Célia de Vasconcelos Silva que se aposentou no último dia 19. Em seguida, Júnia Cioffi também apresentou o novo coordenador do Hemonúcleo de Ituiutaba, Renan França Ribeiro, que substituiu a servidora Fábia Lima de Macedo Aidar.

Sobre a finalização da tabela de temporalidade, a presidente informou que a Hemominas foi a primeira instituição a finalizar o processo sendo, por isso, elogiada pela equipe do Arquivo Público Mineiro (APM). A presidente da Hemominas também lembrou aos servidores que estarão abertas a partir desta sexta-feira, 23, as inscrições do prêmio Inova Minas. O concurso, que já está na segunda edição, tem como objetivos captar, estimular a implementação, reconhecer, valorizar e premiar ideias e iniciativas inovadoras que visem melhorar a prestação dos serviços públicos do Governo do Estado de Minas Gerais. No ano passado a farmacêutica e servidora da Fundação Hemominas, Marina Mendes Oliveira, foi finalista do prêmio ao apresentar um projeto para a inclusão de doadores com deficiência auditiva. Dentre os mais de cem inscritos na premiação na categoria “Ideias Inovadoras Implementáveis”, a iniciativa da servidora foi uma das finalistas e ela chegou a receber uma menção honrosa pela participação.

Sobre a Pesquisa de Clima Organizacional, realizada no primeiro semestre deste ano, a presidente afirmou que os resultados serão apresentados e as propostas de melhorias apresentadas durante o processo serão estudadas pela comissão responsável pela sondagem. Realizada a cada dois anos, a Pesquisa de Clima é uma ferramenta utilizada para coleta de dados para aferição do clima organizacional da instituição. Também foi informado que a instituição já foi autorizada durante a última reunião da CIB SUS a retomar a realização do exame de Histocompatibilidade, o HLA. O exame é muito importante para aferir a compatibilidade entre os possíveis doadores de medula óssea. A Hemominas, que possui um laboratório próprio para a realização do teste, atende atualmente 30% da demanda de todo o estado.

Dra Júnia falou, ainda, da demanda pela criação de um grupo para assessorar a presidência na Gestão Participativa. Além da presidente da Hemominas, o grupo é composto por Kelly Nogueira, diretora de Atuação Estratégica, Caroline Castro, psicóloga da Administração Central e pelas servidoras Stela Brener Vertchenko, da Administração Central e Josélia Silva, do Hemocentro de Governador Valadares. As duas servidoras representam os demais servidores da Hemominas e foram escolhidas por meio de votação. Caroline Castro falou da importância da gestão participativa, da construção coletiva do próximo Encontro de Rede da Hemominas e do fortalecimento de outros canais de comunicação e participação dos servidores. Os servidores podem entrar em contato com o grupo pelo e-mail gestãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A Gestão Participativa é um processo de aprendizagem continua que envolve, entre outras ações, o planejamento estratégico, a gestão de qualidade, o cuidado com o servidor e as avaliações de desempenho – medidas essas já adotadas na Fundação.
A diretora de Atuação Estratégica, Kelly Nogueira, apresentou as novidades do setor, entre elas a do processo licitatório para a substituição das impressoras em toda a rede. O processo será executado a partir da próxima semana e o cronograma com as datas das substituições está disponível na intranet para acesso de todos os servidores.

O Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, José Flávio Mascarenhas, também apresentou as novidades do setor, entre elas a mudança do imóvel do Complexo de Administração de Materiais, o Almoxarifado Central, que fica no bairro Cincão, em Contagem. O novo espaço conta com nova infraestrutura, gerador de energia e atende as exigências da Vigilância Sanitária. José Flávio também apresentou a planta baixa do imóvel onde serão realocados os servidores que atualmente ocupam algumas salas do prédio do DEER/DEOP. A previsão de mudança, segundo o diretor, é de até 40 dias.

Sobre a revisão do Laudo Técnico de Avaliação Ambiental (LTAA), o engenheiro de Segurança no Trabalho, Ricardo Rocha Moreira, informou que todas as unidades serão visitadas até o mês de Outubro deste ano e que o processo de revisão dos laudos será concluído até fevereiro de 2018. Após a conclusão dos trabalhos, os laudos de insalubridade e periculosidade, tal como a revisão dos mapas de risco, serão encaminhados à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, a Seplag.

A Gerente de Recursos Humanos, Amanda Reis, tirou dúvidas dos servidores sobre a conclusão do estágio probatório e sobre a 1ª progressão de carreira desses servidores. Amanda lembrou que neste ano 400 servidores estáveis da Hemominas terão sua primeira progressão de carreira, portanto é muito importante que as chefias lancem no sistema o parecer conclusivo comuniquem a Gerência de Recursos Humanos (GRH) para que a progressão ocorra no prazo correto.

Foi anunciado pela GRH a segunda edição do Programa de Orientação à Aposentadora (POAP) na Fundação Hemominas. O programa, que promove aos servidores da Fundação Hemominas próximos da aposentadoria a importância de uma reflexão sobre essa decisão, terá início em Outubro deste ano.

Sobre a recomposição do quadro de servidores, principalmente da área técnica da Hemominas, Amanda Reis afirmou que a gerência tem feito um acompanhamento constante das demandas e está buscando soluções em parceria com a Diretoria Técnica para a reposição do quadro de servidores.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar