Presidente da Fundação Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi, durante a reunião do Conselho Curador realizada no HBH.

O Conselho Curador da Fundação Hemominas se reuniu, ordinariamente, no dia 27 de março, no auditório do Hemocentro de Belo Horizonte, para aprovação das contas e ações realizadas em 2016. 

O Conselho tem como presidente o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, que foi representado pelo chefe de Gabinete, Lizandro Carvalho de Almeida Lima; e como secretária executiva a presidente da Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi. Os membros designados são os representantes da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão; da Secretaria de Estado de Fazenda, Sueli Fátima Silveira Costa; da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, César Cristiano de Lima. Os membros convidados são os representantes do Ministério da Saúde, João Batista Junior (que participou da reunião pelo sistema Skype); da UFMG, Rachel Aparecida Ferreira Fernandes (suplente da sra. Benigna Maria de Oliveira); com notória experiência em Administração, Fernando Antônio França Sette Pinheiro; dos pacientes, Maria Zenó Soares da Silva; e dos servidores da Hemominas, Maria Lúcia Soares de Moura.

A representação dos servidores no Conselho Curador para o Biênio 2017/2018 está a cargo da servidora Sheila Soares Silva, do Hemocentro de Uberaba, eleita em dezembro de 2016, mas como não foi possível a sua vinda, ela foi representada pela suplente eleita, Maria Lúcia Soares de Moura, da Administração Central. Os representantes do Conselho Regional de Medicina, Regina Fátima Barbosa Eto, e com notória experiência em Saúde, Marcos Borato Viana, não puderam comparecer à reunião.

A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, abriu os trabalhos apresentando os novos conselheiros e pontuou algumas ações importantes para a Hemominas no último ano. Júnia destacou a renovação da Certificação Internacional de Qualidade, que aconteceu em dezembro/2016; a homenagem recebida pelo Hemocentro de Montes Claros pelos seus 30 anos de serviços na região; e a contribuição da Hemominas na organização de curso de educação a distância para formação e atualização de responsáveis técnicos de agências transfusionais, juntamente com o Ministério da Saúde e a Fiocruz.

Júnia também fez questão de ressaltar sua participação no 2º Congresso Hispano-Português de Medicina Transfusional e Terapia Celular, que acontecerá em junho/2017. Segundo a presidente, a Hemominas será a única instituição da América Latina convidada a participar do evento.

Dando sequência à reunião, foi a vez de cada diretoria falar sobre sua estrutura orgânica, gestão estratégica, financeira e orçamentária para os membros do Conselho, que também receberam um relatório detalhado sobre os resultados da Fundação em 2016. Na oportunidade, foi solicitada a aprovação dos membros do Conselho Curador para a atualização da tabela de cobrança de produtos e serviços da Hemominas a partir de março de 2017.

Após as ponderações dos participantes, a auditora seccional da instituição, Lucimara Ribeiro, fez a sua avaliação sobre a prestação de contas apresentada, com base nas exigências da Controladoria Geral do Estado (CGE-MG) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). A prestação de contas da Fundação Hemominas em 2016 foi classificada como eficaz e eficiente.

Júnia Cioffi agradeceu as avaliações positivas do Conselho Curador pelo trabalho realizado e lembrou que a Hemominas só consegue chegar a esses resultados por causa da equipe esforçada e comprometida que tem em todas as suas unidades. “Buscamos sempre fazer o melhor pela população de Minas Gerais”, reforçou a presidente.

Lizandro Carvalho de Almeida Lima, que representou o secretário de Saúde Sávio Souza Cruz, também fez questão de parabenizar os servidores da instituição, que contribuíram para os resultados alcançados. “Fico feliz em ver que a Hemominas, neste período de dificuldades financeiras em que vivemos, conseguiu caminhar”.

Após a aprovação das contas, os membros do Conselho Curador conheceram os spots e o vt da campanha “Obrigado”, produzidos para veiculação em rádios e tvs durante o ano de 2017.  

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar