Desde novembro de 2014, a Fundação Hemominas tem envidado esforços na identificação de profissionais médicos, inclusive na rede SUS das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que possam ser cedidos para trabalhar no Hemonúcleo de Patos de Minas. A hemoterapia e transfusão são atos médicos que, segundo a portaria 158 do Ministério da Saúde, dependem de um responsável técnico médico. Enquanto esse profissional não é identificado para o Hemonúcleo, a Fundação Hemominas está atendendo a todas as solicitações para cirurgias de urgência e emergência, por meio de sua rede estadual de estoques de hemocomponentes.

Durante esse período delicado para a saúde pública e privada de Patos de Minas e região, identificou-se também que os hospitais optaram pelo modelo de assistência hemoterápica, em desacordo com as normatizações federais. A maioria dos hospitais deveria ter Agências Transfusionais, com obrigação de manter estoques de sangue de segurança dentro de suas estruturas. Desta forma, a solução para o atual problema passa também pela transformação das assistências desses hospitais em agências transfusionais, capazes de atender a toda a estrutura de urgência, emergência e situações eletivas.

A dificuldade para implementação de ambas as soluções – contratação de médico para o Hemonúcleo e transformação nos hospitais das assistências em agências transfusionais - reside, de um lado, na falta de profissionais médicos da região para assumir o cargo de responsável técnico do Hemonúcleo de Patos de Minas; do outro, no entendimento por parte dos gestores hospitalares na priorização de investimentos visando à transformação de suas assistências em agências transfusionais. Assim, contribuiriam efetivamente para a regularização do fornecimento de sangue e hemoderivados na região, no menor tempo possível.

A Fundação Hemominas está em negociação com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas e a Secretaria de Estado de Saúde, porém, a solução não depende somente dessas instâncias, mas na identificação de profissional para assumir o cargo de responsabilidade técnica local.

Os pacientes de coagulopatias e hemoglobinopatias atendidos no ambulatório do Hemonúcleo de Patos de Minas estão sendo encaminhados para a rede municipal do Sistema Único de Saúde.

Dr. Fernando Valadares Basques – Diretor Técnico-Científico

 

Gestor responsável: Diretoria Técnico- Científica

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar