A direção da Fundação Hemominas, por força da legislação vigente, Portaria 158 do Ministério da Saúde, suspende temporariamente o funcionamento do Hemonúcleo de Patos de Minas. A dificuldade reside na falta de profissionais médicos da região para assumir o cargo de responsável técnico da unidade, sem o qual não é possível o funcionamento de quaisquer unidades hemoterápicas no país. A Fundação Hemominas esclarece que tem feito reiterados processos seletivos para o cargo, sem, no entanto, conseguir despertar o interesse e adesão de profissionais da região.

A Diretoria Técnico-Científica da Fundação Hemominas esclarece que as cirurgias de urgência serão supridas por hemocomponentes disponibilizados pelo Hemocentro de Uberlândia, uma vez que a Fundação trabalha e administra os estoques em rede estadual. No entanto, alerta aos hospitais e clínicas conveniadas que as cirurgias eletivas devem ser suspensas até que a recomposição do quadro de responsabilidade técnica seja efetivada.

Os servidores da unidade estão orientados a aguardar as definições da Administração Central, que está disponível para atender à imprensa, em Belo Horizonte. Somente as imagens externas da unidade serão permitidas nesse momento, inclusive para manter o clima tranquilo para todos os servidores.

A Fundação Hemominas está em linha direta com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas e a Secretaria de Estado de Saúde, porém a solução não depende diretamente dessas instâncias, mas na identificação de profissional para assumir o cargo de responsabilidade técnica local.

Os pacientes de coagulopatias, hemoglobinopatias e para procedimentos transfusionais de Patos de Minas serão encaminhados para atendimentos dentro da rede municipal do Sistema Único de Saúde.

Mais informações para imprensa:

Assessoria de Comunicação Social/BH -  (31) 3768-7440 / 7455

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar