Pesquisador francês visita Hemominas

A Fundação Hemominas recebeu nesta segunda-feira, 22, a visita do professor e pesquisador francês Jacques Elion.

Com mais de 40 anos de pesquisa em anemia falciforme, Elion faz também visitas técnicas a várias instituições brasileiras, por meio de parceria com a Universidade de São Paulo (USP). O professor veio a Minas Gerais conhecer o trabalho da Fundação Hemominas e visitar o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), órgão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), responsável pela triagem neonatal em Minas Gerais.

A assessora de Relações Internacionais da Fundação Hemominas, Dra. Anna Bárbara Proietti, recepcionou o pesquisador no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), em companhia da coordenadora do HBH, Dra. Priscila Rodrigues, e do diretor técnico-científico da Fundação, Dr. Fernando Basques. O objetivo do encontro foi promover um intercâmbio de informações e, assim, abrir portas para possíveis colaborações entre a Fundação Hemominas e outros grupos de pesquisa dos quais o Dr. Elion faz parte. Na pauta de discussões, o destaque foi o atendimento prestado pela Fundação aos pacientes com anemia falciforme e outras doenças do sangue.

O pesquisador se interessou, principalmente, pela participação da Hemominas no REDS III (Retrovirus Epidemiology Donor Study), o principal estudo patrocinado pelo National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI), pertencente ao National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos. O estudo avalia melhores formas de tratamento ao paciente falciforme e as complicações imunológicas da transfusão. “Interessei-me por esse trabalho e acredito que é muito importante colaborar para que todos os dados obtidos na pesquisa sejam bem estudados. Também acredito ser muito oportuna a visita ao Nupad porque foi em Minas Gerais que se iniciou o programa de triagem neonatal no Brasil, iniciativa que foi muito bem-sucedida”, disse. Elion ressaltou ainda que, nesta oportunidade, pretende aprender novas técnicas da triagem neonatal. Na visita ao Núcleo, o pesquisador se encontrará com uma equipe de Niger (África) que, coincidentemente, veio ao Brasil pelos mesmos motivos.

Para o diretor Fernando Basques a visita do pesquisador foi muito produtiva: “A Fundação Hemominas está sempre aberta para este tipo de intercâmbio, pois acreditamos que iniciativas como esta podem ser uma grande oportunidade para ambas as partes”, disse.

Após a reunião, Jacques Elion teve a oportunidade de conhecer o ambulatório do Hemocentro, acompanhado pela doutora Priscila Rodrigues. Durante o Hemotur, ele elogiou o atendimento multidisciplinar da Fundação Hemominas, destacando que esse trabalho é um diferencial no atendimento aos pacientes da instituição. “Infelizmente este atendimento multidisciplinar envolvendo não apenas médicos e também psicólogos, fisioterapeutas, pedagogos, entre outros, não é realidade em todo o mundo. Em diversas instituições que já visitei, o paciente recebe apenas cuidados médicos. Seus problemas psicológicos e sociais não são considerados, diferentemente do que encontrei aqui. A organização da Hemominas, nesse sentido, é muito interessante e foi o que mais me impressionou”, considerou.

Já a doutora Anna Bárbara Proietti destacou que a visita do pesquisador e seu interesse pela instituição reforçam a importância das pesquisas realizadas, cujo objetivo final é a busca por melhorias no atendimento ao paciente do Sistema Único de Saúde, o SUS, assistido pela Fundação Hemominas em todo o estado. “Estamos honrados com a visita do Dr. Jacques Elion, e seu entusiasmo pelo nosso trabalho é muito importante para nós. O interesse dele pelo atendimento e pelas pesquisas que estamos realizando na Fundação Hemominas mostra que estamos no caminho certo”, concluiu.



Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar