Geraldo Guedes, da Hemominas, e Cármen Gomes, da Funed, na solenidade dos 109 anos da instituição - Foto: Acervo Hemominas

O secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, e o vice-presidente da Fundação Hemominas, Geraldo Guedes, participaram, nessa quarta-feira (3), dos eventos comemorativos dos 109 anos da Fundação Ezequiel Dias (Funed). O ponto alto foi a inauguração da galeria de ex-presidentes da instituição. As fotos foram descerradas pelo secretário Sávio, pela presidente interina da Funed, Cármen Lúcia Soares Gomes, por ex-presidentes e servidores da Fundação, resgatando o percurso institucional e sua influência na saúde pública brasileira com o registro das 27 gestões, desde 1907. Permeando o momento, servidores da Funed – musicistas – executaram clássicos de Villa-Lobos, tornando o ambiente tranquilo e agradável. A galeria está aberta à visitação pública.

Outro destaque foi a entrega dos documentos originais do fundador Ezequiel Dias, de grande valor histórico, feita pelo ex-presidente João Carlos Pinto Dias (gestão 1991/1992) à presidente interina, Cármen Gomes.

Ex-presidente João Carlos Pinto Dias entrega manuscritos à presidente interina da Funed - Foto: Acervo Hemominas

A celebração começou com um almoço oferecido aos convidados no restaurante próprio da Funed que atende a todos os servidores do órgão. Antes, a presidente interina recebeu em seu gabinete o secretário Sávio Souza Cruz, os ex-presidentes da Funed e o vice-presidente da Hemominas, Geraldo Guedes.

Referência em saúde pública 

Vinculada à Secretaria de Estado de Saúdede Minas Gerais (SES-MG), a Funed é pioneira e exclusiva em produção de soros, vacinas e princípios ativos para medicamentos. Fabrica soros antipeçonhentos, antitóxicos e antivirais, que são disponibilizados aos hospitais públicos de todo o país para tratamento de picada de animais peçonhentos. É também o único laboratório público fornecedor da vacina contra meningite C para o Ministério da Saúde e um importante produtor de medicamentos antirretrovirais, usados no tratamento da Aids no Brasil.

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar