Da direita para esquerda: Adriana Souza, psicóloga da Fundação Hemominas; Juliana Ribeiro Campos e Tânia Beatriz Silva, ambas estudantes de psicologia da Faculdade de Ciências Médicas - Foto: Adair Gomez

O Hemocentro de Belo Horizonte recebeu nesta terça-feira (03/05) um grupo  de estudantes do primeiro período do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Médicas. A visita técnica teve como objetivo auxiliar no aperfeiçoamento da formação acadêmica dos estudantes e também mostrar a rotina de trabalho dos profissionais do ambulatório da Fundação Hemominas junto aos pacientes e familiares.

De acordo com a psicóloga e membro do Comitê de Ética e Pesquisa em Belo Horizonte, Adriana Pereira de Sousa, a proposta é esclarecer e informar aos estudantes das instituições de ensino sobre os serviços prestados pela Fundação Hemominas, bem como a atuação do profissional dentro da sua área de formação. “Essas visitas têm por finalidade despertar o interesse dos alunos para a área da saúde que é tão ampla, mostrando os trabalhos desenvolvidos aqui no ambulatório e sua importância. As visitas são realizadas semestralmente no período da manhã e tarde,” informou a palestrante.

A estudante de psicologia Tânia Beatriz de Lima Camilo Silva disse que só sabia do serviço da doação de sangue e se sentiu surpresa pela diversidade de atividades oferecidas na Fundação Hemominas. “Já tinha interesse na área da saúde, depois dessa visita pude ver a importância do trabalho desenvolvido aqui na Hemominas, já que não conhecia. O acolhimento das famílias e dos pacientes, principalmente das crianças, achei bem legal” afirmou Tânia.

Outro participante da visita, Lucas Ricardo dos Santos Manso, ressaltou a necessidade desses contatos com áreas de atuação para que se descubra as próprias afinidades dentro do curso. “Para a gente que está no primeiro período é legal ver a atuação do psicólogo dentro da saúde e suas funções. Para mim, o psicólogo dava atendimento somente aos doadores e hoje aprendemos que não, que ele atende aos pacientes de forma humanizada, realizando uma proximidade maior junto também às famílias”, finalizou o estudante.

Adriana apresentou o ambulatório para os acadêmicos mostrando o funcionamento da área de Psicologia da Saúde desenvolvida pela Fundação e ressaltou a importância do profissional para que haja uma adesão ao tratamento por partes das pacientes e familiares. Relatou ainda, de forma ampla, o tratamento das doenças do sangue e o valor do trabalho em equipe entre os profissionais (médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, assistentes sociais, farmacêuticos), pacientes e familiares, para que se atinja sucesso nos tratamentos.

Como agendar as visitas

Solicitações de visitas e palestras devem ser encaminhadas formalmente à Fundação Hemominas e sempre a pedido da instituição à qual o treinando ou visitante está vinculado. Para escolas técnicas da área de saúde, instituições de ensino superior ou outras organizações, as solicitações devem ser encaminhadas à Unidade Regional mais próxima.

No Hemocentro de Belo Horizonte, o contato é via Setor de Treinamento e Ensino pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Telefone: 3768-4610.

Mais informações sobre as visitas técnicas clique aqui.

 

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar